China doa 300 mil doses de vacinas contra Covid às Forças de Paz da ONU

Soldados das Forças de Paz da ONU em atividade na África (foto de arquivo da ONU)

A China vai doar 300 mil doses de vacinas contra Covid-19 às Forças de Paz da ONU. A informação foi passada ao secetário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pelo representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun.

A quantia cobre com sobras os cerca de 100 mil soldados em missões de paz. Os capacetes azuis que atuam na Áfica terão prioridade.

A Missão Permanente do chinesa na ONU destacou, na segunda-feira (15), em comunicado à imprensa, que este é mais um passo para tornar as vacinas do país um bem público global e uma demonstração do apoio firme e contínuo da China às Nações Unidas e ao multilateralismo.

 Como um dos defensores da iniciativa “Ação para Manutenção da Paz” da ONU, a China atribui grande importância à segurança e proteção dos agentes da paz e apoia sua ampla vacinação contra a COVID-19 para que eles protejam sua saúde e para ajudá-los a desempenhar melhor suas funções. O governo chinês trabalhará em estreita colaboração com o Secretariado da ONU para disponibilizar as doses doadas para as Forças de Paz o quanto antes, esclareceu Zhang Jun.

A China defende a distribuição equitativa de imunizantes, especialmente a acessibilidade e disponibilidade nos países em desenvolvimento no momento em que a luta contra a COVID-19 é a tarefa mais urgente que o mundo enfrenta e as vacinas são a arma mais poderosa para vencer a batalha.

O comunicado ressaltou que o país continuará a trabalhar em solidariedade com os países de todo o mundo e a fazer esforços incessantes para obter a vitória na luta global contra a pandemia.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, já havia anunciado a disposição de doar doses para a ONU em uma reunião do Conselho de Segurança sobre as vacinas contra a Covid-19, em fevereiro.

As atividades de construção da paz das Nações Unidas destinam-se a ajudar os países que emergem de conflitos, reduzindo o risco de recaída e contribuindo com a construção das bases para a paz e o desenvolvimento sustentáveis.

Na África, as tropas de paz da ONU servem na República Centro-Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Libéria, Mali, Sudão do Sul, Sudão, Darfur (em atividade conjunta com a União Africana), em Abyei e no Saara Ocidental.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *