O porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, respondendo à provocação de um jornalista estrangeiro sobre a suposta incoerência da China sobre a questão do conflito Rússia-China, afirmou que a posição de Pequim é “tão aberta, justa e objetiva” como sempre foi.
“Países que acreditam que venceram a Guerra Fria para dominar o mundo, países que negligenciam a preocupação dos outros e pressionam por cinco rodadas de expansão da Otan e países que travaram guerras ao redor do mundo, mas culparam os outros, devem se sentir realmente desconfortáveis”, disse Zhao em conferência de imprensa na quinta-feira (17).
“Você também estava tão preocupado com as baixas do povo iraquiano, sírio, afegão e palestino no passado? Elas não significaram nada para você?”, indagou Zhao. “Você se importou com as baixas civis na Iugoslávia em 1999?”
O porta-voz observou que a posição da China nas negociações de paz tem sido consistente. “Você pode verificar as declarações anteriores da China sobre questões importantes relacionadas ao Iraque. No entanto, a posição dos EUA e da Otan é claramente hipócrita, especialmente quando associada às tendências racistas que escorrem de alguns relatos da mídia ocidental, disse Zhao.
Zhao disse ainda que a China rejeita firmemente o comentário do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, de que a relutância da China em condenar a Rússia é inconsistente com a posição da China na carta da ONU. “As observações são uma difamação contra a China, revelando totalmente sua mentalidade de Guerra Fria e ideologia de confronto de grupo dos EUA”.
PROMOVER AS NEGOCIAÇÕES E A PAZ
Zhao enfatizou que a China tem pedido à comunidade internacional que se concentre em “promover a paz e as negociações” na Ucrânia e “prevenir uma crise humanitária em grande escala”, e tem feito muitos esforços. A China apresentou uma iniciativa de seis pontos para aliviar a atual crise na Ucrânia e tomou medidas práticas, apontou.
Zhao enfatizou que, como potência responsável, a China continuará desempenhando um papel construtivo na manutenção da paz e da estabilidade mundial.
Nesta sexta-feira, haverá uma reunião virtual entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente norte-americano Joe Biden em que a questão deverá estar em pauta.
FEBEAPÁ EMPOLGA OCIDENTE
Zhao também condenou a histeria russófoba, que vem chegando às raias do absurdo. Ele disse que ouviu que até gatos, cachorros e árvores na Rússia estão sendo sancionados, junto com o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky.
“Tchaikovsky é um compositor famoso que morreu há mais de 100 anos. Qual é o seu crime?” Zhao perguntou. “O Lago dos Cisnes é uma obra-prima mundial. Qual é o seu crime?”.