
O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu os presidentes Vladimir Putin, da Rússia e Narendra Modi, da Índia para a Cúpula de Tianjin 2025 e cerca de 20 chefes de Estado – entre eles Irã, Vietnã, Paquistão, Egito, Turquia, Armênia, Azerbaijão, Laos e Camboja – para a reunião da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). A cúpula começou neste domingo(31).
A OCX é o maior bloco regional do mundo em termos de população, 42% da população mundial e cerca de 24% de área territorial do mundo. Assuntos de cooperação econômica, segurança regional, política e laços culturais serão discutidos.
O presidente Xi disse que o fórum de segurança da OCX agora tem “maior responsabilidade” de manter a paz regional e a estabilidade regional de seus países membros. O evento acontece durante a guerra tarifária dos EUA contra o resto do mundo, ameaças de Trump de anexação do Canadá e da Groenlândia, o conflito em curso na Ucrânia e o genocídio de palestinos na Faixa de Gaza.
“2025 será lembrado como o ano em que a participação ativa e a forte contribuição da China consolidaram o papel da organização como uma importante plataforma para o multilateralismo,” disse Farhat Ayesha, diplomata do Paquistão para a OCX.
O presidente chinês destacou em discurso no jantar de abertura do evento que a OCX tem a missão de assegurar o desenvolvimento e a prosperidade de seus países membros, assim como construir um consenso entre todas as partes.
A presença do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que na última vez que visitou a China foi em 2018, merece destaque. As relações entre os dois países vizinhos passaram por dificuldades depois de confrontos na fronteira disputada do Himalaia.
Diante da crescente ameaça de agressão americana, os dois países estão se reunindo para normalizar relações. O presidente Xi, em reunião bilateral com Modi, disse que “os dois países devem combinar suas forças para manter a paz e tranquilidade nas regiões fronteiriças e não devem permitir que disputas de fronteiras definam as relações China-Índia.”
O líder chinês também pediu para que os dois países trabalhem juntos na criação de um mundo multipolar, por mais democracia nas relações internacionais e que sejam feitas as devida contribuições para a paz e prosperidade na Ásia e no mundo.
Modi disse a Xi que a Índia está preparada para levar os laços entre os dois países adiante na “base de confiança mútua, dignidade e sensibilidade.”
Em 2 de setembro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá a Pequiim para discutir com o líder chinês assuntos sobre o conflito na Ucrânia, comércio entre os dois países e relações com os EUA. No dia seguinte, Putin irá participar das comemorações do 80º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Putin também irá realizar reuniões bilaterais com os líderes do Irã, Turquia e Índia.