O trem ultrarrápido do tipo maglev (magnético leve) de fabricação chinesa foi apresentado ao público na quarta-feira (13).
O protótipo utiliza uma tecnologia nova de levitação através de campos magnéticos produzidos por supercondutores que trabalham a altas temperaturas (HTS – sigla em inglês).
O novo modelo de trem-bala pode alcançar a velocidade de 620 quilômetros por hora, e foi apresentado em paralelo à inauguração de uma linha de 165 quilômetros para testar a nova tecnologia na cidade de Chengdu, na província de Sichuan.
De acordo com pesquisadores da Universidade do Sudoeste de Jiaotong, em comparação com outras tecnologias já usadas, a HTS, traz avanços bastante promissores e aproximam a indústria de transporte rápido do conceito futurista de transporte veloz em tubos a vácuo.
O investimento será de 60 milhões de yuans (cerca de US $9,3 milhões), o projeto do trem maglev tem sido desenvolvido em parceria com a universidade Jiaotong, o grupo China Railway e a corporação CRRC.
Para mais informações sobre o desenvolvimento deste tipo de transporte veloz, veja o vídeo com uma das reportagens de Ronaldo Lemos, de uma série sobre o desenvolvimento da China para o canal Futura, denominada “China: Revolução do Transporte: Trem Bala e os Carros Elétricos”: