China testa trem que atinge a velocidade de 620 km/h

Novo protótipo de trem foi lançado juntamente com linha de 165 km para o teste (Divulgação)

O trem ultrarrápido do tipo maglev (magnético leve) de fabricação chinesa foi apresentado ao público na quarta-feira (13).

O protótipo utiliza uma tecnologia nova de levitação através de campos magnéticos produzidos por supercondutores que trabalham a altas temperaturas (HTS – sigla em inglês).

O novo modelo de trem-bala pode alcançar a velocidade de 620 quilômetros por hora, e foi apresentado em paralelo à inauguração de uma linha de 165 quilômetros para testar a nova tecnologia na cidade de Chengdu, na província de Sichuan.

Linhas arrojadas no interior de um dos vagões de passageiros (Divulgação)

De acordo com pesquisadores da Universidade do Sudoeste de Jiaotong, em comparação com outras tecnologias já usadas, a HTS, traz avanços bastante promissores e aproximam a indústria de transporte rápido do conceito futurista de transporte veloz em tubos a vácuo.

O investimento será de 60 milhões de yuans (cerca de US $9,3 milhões), o projeto do trem maglev tem sido desenvolvido em parceria com a universidade Jiaotong, o grupo China Railway e a corporação CRRC.

Para mais informações sobre o desenvolvimento deste tipo de transporte veloz, veja o vídeo com uma das reportagens de Ronaldo Lemos, de uma série sobre o desenvolvimento da China para o canal Futura, denominada “China: Revolução do Transporte: Trem Bala e os Carros Elétricos”:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *