
As fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de ao menos 55 pessoas nesta terça-feira (15), segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública durante a noite e ainda não há um balanço de desaparecidos.
Em seis horas o nível das chuvas ultrapassou o esperado para o mês inteiro na região, causando transbordamento de rios e deslizamento de morros. A Defesa Civil, que atua nas ocorrências e decretou estágio de crise na região. A força da correnteza arrastou carros e assustou pedestres e comerciantes. Também houve queda de barreiras.

Devido ao grande volume de água, a Defesa Civil passou a cidade para Estágio Operacional de Alerta e acionou o primeiro toque das sirenes nos bairros da cidade.
Foram registradas pela Defesa Civil 49 ocorrências de deslizamentos em diferentes bairros. Em seis horas, choveu mais que o esperado para o mês inteiro, e o índice de chuva chegou a 259 milímetros.
Um dos vídeos gravados durante o temporal, registrou o momento em que crianças sujas de lama são retiradas de uma escola no bairro Alto da Serra.
O bairro é o mesmo onde uma barreira deslizou e deixou um morto e pelo menos três soterrados, na região do Morro da Oficina, segundo o Corpo de Bombeiros.
O rio que passa na cidade transbordou no Centro, e a velocidade com que a água subiu pegou motoristas de surpresa, que não tiveram tempo de escapar da inundação. Uma das imagens que circulam nas redes sociais mostra um carro sendo arrastado com os ocupantes dentro.
Uma barreira atingiu os fundos de um prédio no Centro. A chuva também deixou ruas destruídas na cidade. A Defesa Civil informou que os pontos de apoio para acolhimento de moradores em área de risco foram abertos.
“Agentes da Defesa Civil e CPTrans atuam em diversos pontos da cidade por conta de inundações e alagamentos em função da forte chuva que afeta a cidade no momento. As ruas Coronel Veiga (entre Duas Pontes e Ponte Fones), o Centro (nos acessos à rua General Osório e Silva Jardim), na Rua Bingen, na Praça Pasteur estão com trechos bloqueados para acesso”, informou a Prefeitura em nota.
O Hospital Clínico de Corrêas está acolhendo todas as pessoas próximas à unidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrópolis, muitas pessoas já estão abrigadas no local recebendo cobertores, roupas secas e alimentação. O município ainda não tem informação da quantidade de pessoas.
Funcionários que saíam do turno voltaram e estão redobrando o trabalho para tentar diminuir o susto vivido pela população nesta terça-feira.
O prefeito Rubens Bomtempo também se manifestou via redes sociais. Ele havia acabado de chegar em Brasília e anunciou seu retorno para lidar com a situação de emergência causada pelas chuvas.
“O governador já entrou em contato comigo e colocou todo o Governo do Estado à disposição. Eu já liguei pra todas empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal. Enfim, é nesses momentos que a gente cresce. A gente vai se unir, dar a volta por cima e reconstruir nossa cidade novamente. Conto com todos vocês, todos os funcionários, todos os vereadores, essa é a hora de uma união maior. Às 22h eu já devo estar na Comdep e de lá organizando a resposta que a gente tem que estar dando. E se Deus permitir que pare essa chuva.”