“A enciclopédia mais tendenciosa” da história, assinalou. No início, pretendia ser “anti-sistema”, mas acabou “sequestrada” a partir de 2005
O co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, revelou uma bomba sobre as suspeitas de longa data de interferência e manipulação da CIA na enciclopédia online colaborativa mais conhecida do mundo, registrou o portal Zero Hedge.
O co-criador da enciclopédia online relatou ao jornalista Glenn Greenwald em seu podcast “System Update”, os conhecidos esforços de “guerra de informação” da inteligência dos EUA, que “tornaram a Wikipedia uma ferramenta sob controle do Estado Profundo de Washington”.
Alguns observadores que há muito denunciam a interferência do governo dos EUA nas principais plataformas de mídia social, bem como na própria Wikipedia, comentaram sarcasticamente: “a CIA está administrando a Wikipedia, uau, que choque!”.
Sanger afirmou a Greenwald que há evidências “de que, já em 2008, os computadores da CIA e do FBI foram usados para editar a Wikipedia”, antes de disparar: “Você acha que eles pararam de fazer isso naquela época?”
Segundo o ZH, em 2007, um programador chamado Virgil Griffith divulgou pela primeira vez as atividades da CIA e do FBI na Wikipedia. Griffith desenvolveu um programa de ferramenta chamado WikiScanner (WikiScanner), que pode ser usado para rastrear os endereços IP de organizações que editam artigos da Wikipedia e descobriu que a CIA, o FBI e muitas grandes empresas e agências governamentais estão limpando da Wikipedia o material negativo. Coisas como as baixas e crimes de guerra no Iraque ou a prisão de Guantánamo.
“Grande parte da inteligência e da guerra de informação é conduzida online”, reiterou Sanger, e depois especificou: “em sites como a Wikipédia”. Por esse motivo, juntamente com outros relatados na entrevista, Sanger a chama de “a enciclopédia mais tendenciosa” da história .
Sanger explicou que as agências de inteligência “pagam as pessoas mais influentes para promover suas agendas, com as quais já estão alinhadas, ou apenas desenvolvem seu próprio talento dentro da comunidade, aprendem o jogo da Wikipedia e, em seguida, promovem o que querem dizer com seu próprio pessoal.”
Sanger explicou que antes de uma década atrás, a Wikipedia “costumava ser uma espécie de anti-sistema”, mas depois parecia ter sido sequestrada. “Entre 2005 e 2012, mais ou menos, houve uma mudança muito definitiva para a Wikipedia se tornar um porta-voz do establishment. Foi incrível. Eu nunca teria imaginado isso em 2001”, admitiu o co-fundador do site.
Outro exemplo do tipo de “moderação” cometida por órgãos ligados a Casa Branca foi citado por Greenwald a Sanger, trazendo à tona a entrada da Wikipedia para o tópico teoria da conspiração Biden-Ucrânia e apontou que “há uma montanha de evidências mostrando que Hunter Biden recebia US$ 80.000 por mês dos executivos da Burisma”.
É um fato estabelecido que os executivos da Burisma estavam “ganhando muito valor com o acesso a Joe Biden, a mais importante autoridade dos EUA na Ucrânia”, disse Greenwald. “E, no entanto, de acordo com o artigo da Wikipedia, essa evidência não existe, é apenas uma teoria da conspiração completa.”
“Lembre-se, esta deveria ser uma enciclopédia neutra e livre de ideologia”, brincou Greenwald. A discussão foi acompanhada pelos internautas com atenção. Um deles comentou que “se você precisa saber sobre o que é ‘O Grande Gatsby’, a Wikipedia pode ser suficiente, mas se você quiser ler sobre política, é 100% de engano”. “A Wikipedia se tornou uma piada”, lamentou outro.