Cidade de São Paulo antecipa vacinação de idosos com mais de 90 anos

Pessoas com mais de 90 anos poderão se dirigir aos 468 postos de saúde da capital paulista, ou a 5 unidades drive trhu de vacinação - Foto: Secom/SP

A Prefeitura de São Paulo começou nesta sexta-feira (5) a vacinar contra a Covid-19 os idosos com mais de 90 anos.

As pessoas nesta faixa etária deverão ir até uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a primeira dose da vacina. O atendimento foi iniciado às 7h e será feito até as 19h. Mais de 32 mil idosos devem ser vacinados nesta etapa da campanha.

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, visitou a UBS Santo Amaro, na zona sul da cidade, neste primeiro dia de vacinação da população em geral. “Cada dia importa para que a cidade de São Paulo, o estado e o Brasil possam enfrentar e ganhar essa guerra contra o coronavírus”, afirmou Covas em referência à antecipação em dois dias do cronograma da vacinação dos idosos.

O prefeito ainda disse que pode antecipar as próximas etapas de imunização assim que receber novas doses da vacina. No entanto, como depende da distribuição feita pelo governo federal e distribuição pelo estado, não mencionou as datas. “Estamos preparados para isso, a cidade já havia adquirido os insumos e assim que a gente tiver as vacinas a gente antecipa o cronograma”, disse.

Nesta sexta, a prefeitura também começou a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, das pessoas que tiverem restrição de mobilidade. Nos postos de saúde, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Na segunda-feira (8), além de toda a rede municipal de saúde, também serão disponibilizados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).


Entretanto, a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro. O secretário municipal da Saúde afirma que a ferramenta serve para facilitar o serviço dos profissionais de saúde.

“Ninguém deixará de ser vacinado porque eventualmente não se cadastrou”, disse Edson Aparecido.

Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que a vacinação desta faixa etária começasse em todo o estado apenas na segunda-feira, mas a decisão da Prefeitura da capital foi de antecipar o início da imunização.

De acordo com a Prefeitura, a antecipação foi possível porque todas as UBSs da capital paulista já foram abastecidas com doses suficientes para atender este público. Nas outras cidades do estado, permanece a previsão de começar a vacinação na segunda.

Em São Paulo, a vacinação começou no dia 17 de janeiro com os profissionais de saúde. Também receberam as primeiras doses da vacina os indígenas, quilombolas e idosos que vivem em instituições. Pelas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado tem direito a cerca de 20% de cada remessa das vacinas que são liberadas para uso. A taxa é calculada pela proporção da população.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *