O ex-governador Ciro Gomes, que foi candidato do PDT à presidência da República em 2018, criticou a política externa do atual governo, que chamou de “vassalagem vergonhosa a Trump”. Ele participou, na sexta-feira (5), de um debate sobre Brasil pós-eleições no primeiro dia de palestras da Brazil Conference, promovida por alunos brasileiros das universidades de Harvard e do MIT.
“Fico profundamente indignado com esta violência contra nossa soberania! Mais ainda envergonhado por ver um governo cheio de militares nos mais altos postos de governo traindo a Pátria e envergonhando o uniforme que foi de Caxias!”, escreveu o pedetista em uma rede social.
Ciro criticou a entrega da Base da Alcântara para os EUA a utilizarem comercialmente e a venda da Embraer para a Boeing.
Ao embarcar de Boston para Nova York, o ex-governador postou no Twitter que viajaria em um avião fabricado pela brasileira Embraer, cujo controle acionário está sendo transferido para a norte-americana.
“Sem surpresa, o avião que vou entrar foi fabricado pela brasileira Embraer. Aeronave essa mundialmente conhecida por sua excelência e que vendeu mais unidades que todas as suas grandes concorrentes internacionais. É uma irresponsabilidade o que estão fazendo com nosso país ao vender a Embraer! Temos que seguir lutando contra essa entrega!”, escreveu.
A Boeing ocupou recentemente o noticiário, após a queda de duas unidades do modelo 737 Max 8 da empresa, apresentando gravíssimos problemas de projeto.
Segundo as investigações, o problema é do software de controle de voo, um sistema chamado MCAS (Sistema de Aumento de Características de Manobra), que foi desenvolvido pela Boeing especificamente para o 737 MAX 8 e o MAX 9.
Em 29 de outubro de 2018, uma aeronave caiu próximo a Jacarta, na Indonésia, matando todas as 189 pessoas. Em 10 de março passado, outro avião do mesmo modelo caiu próximo a Adis Abeba, capital da Etiópia, logo após decolar, matando todas as 157 pessoas que estavam a bordo.
Ao participar de debate na Câmara de Comércio Brasil – EUA, em Nova York, Ciro Gomes voltou a criticar o governo Bolsonaro, argumentando que o Brasil “está sofrendo por falta de projeto”. “Nós precisamos celebrar um projeto nacional de desenvolvimento, com metas e objetivos claros para voltarmos a crescer e garantir melhoria na vida da população”, afirmou.
A colocação de CIRO GOMES perfeita. Estamos entregando o país. Nossos netos e filhos pagarão o preço por esta irresponsabilidade. Bolsonaro e seu Ministro da Fazenda, comandam esse desastre lesa a pátria. Vamos esperar até quando uma reação dos verdadeiros brasileiros. Precisamos nos organizar e enfrentar esses bandidos no poder. Que Deus ajude o Brasil!