O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) e ex-vereador de São Paulo, professor Claudio Fonseca, denunciou que o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, “está prestes a dar um passo desastroso que pode destruir a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”.
De acordo com Fonseca, o projeto de privatização das escolas, anunciado por Tarcísio, transferindo para a iniciativa privada a construção, manutenção, vigilância e outros serviços essenciais, “compromete diretamente o futuro da nossa educação e o bem-estar dos nossos estudantes, priorizando o lucro ao invés da qualidade do ensino”.
As empresas que vencerem a licitação receberão do Governo do Estado grandes montantes de recursos públicos para realizar a gestão das escolas. O critério de julgamento da licitação será o menor valor da contraprestação pública máxima a ser paga pelo governo, com o leilão previsto para o terceiro trimestre e a assinatura do contrato no final deste ano.
“A verdade é clara: a privatização dos serviços escolares é o primeiro passo para a degradação da educação pública. Colocar a gestão das escolas nas mãos de empresas privadas subordina o interesse público aos interesses econômicos. Precisamos nos unir e lutar para defender a escola pública, garantindo que o Estado cumpra com sua OBRIGAÇÃO de oferecer uma educação de qualidade para todos”, afirmou.