
“A Engenharia brasileira não se calará diante dessas ameaças e não se curvará a pressões que atentem contra valores inegociáveis como a Soberania e a Democracia”, afirma Francis Bogossian, presidente da entidade
Frente às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, o Clube de Engenharia do Brasil tornou pública na sexta-feira (1/8) Carta ao Povo Brasileiro, a assinada por seu presidente, Francis Bogossian, repudiando as agressões e defendendo a democracia e a soberania nacional.
A seguir a carta do Clube de Engenharia do Brasil
CARTA AO POVO BRASILEIRO. A SOBERANIA ESTÁ EM RISCO
O Clube de Engenharia do Brasil, entidade centenária, é portador de uma história de lutas que integram o patrimônio da nacionalidade brasileira: contra a escravatura, pela República, pela Democracia e em defesa da soberania brasileira. Hoje, vem se pronunciar perante esta história e ao povo brasileiro, contra a grave ameaça perpetrada por um país, à nossa economia e ao nosso sistema jurídico e democrático.
Por isso, não se omitirá diante das sucessivas ameaças feitas pelo presidente do outro país contra a economia da Nação e contra seus sistemas jurídico e democrático.
A nossa soberania não pode se submeter a interesses de potências estrangeiras!
O Clube de Engenharia do Brasil repudia as agressões do governo dos Estados Unidos da América à Soberania, ao processo de desenvolvimento e à Democracia no país, em escalada ameaçadora conduzida pelo presidente Donald Trump, que já inclui a intromissão sem precedentes no funcionamento do Judiciário brasileiro.
A Engenharia brasileira não se calará diante dessas ameaças e não se curvará a pressões que atentem contra valores inegociáveis como a Soberania e a Democracia. O Clube de Engenharia do Brasil cobra responsabilidade e união de todos na defesa do país e da soberania nacional.
Viva o Brasil!
Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2025
Francis Bogossian
Presidente do Clube de Engenharia do Brasil