O Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) divulgou nota cobrando a punição exemplar dos autores do bárbaro assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), do Rio de Janeiro. A vereadora foi assassinada na noite de quarta-feira (14) após participar do debate “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Casa das Pretas, espaço coletivo de mulheres negras na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Marielle, 38 anos, foi covardemente assassinada com 4 tiros na cabeça, dentro do seu carro. Na ação, o seu motorista Anderson Pedro Gomes também foi executado, recebendo três tiros nas costas.
Artistas, entidades, personalidades e políticas do Brasil e do mundo inteiro repudiaram a barbaridade, consternados com a brutalidade da ação contra a vereadora e ativista. Marielle Franco deixa uma filha de 19 anos.
Leia a íntegra da nota do CNAB:
Punição para os assassinos de Marielle
O Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) repudia o bárbaro assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, e se soma ao amplo clamor nacional pela captura e punição dos autores dessa barbárie.
Os assassinos da vereadora e do motorista Anderson Gomes não podem ficar impunes e não vão ficar, porque a população brasileira, nas ruas, está exigindo claramente isso. Esperamos que as autoridades federais e locais deem o mais urgente possível uma resposta neste sentido. Não há espaço para postergações, nem para ações demagógicas ou marketeiras em torno desse crime covarde.
Os que praticaram essa vilania pensam que podem fazer o que quiserem: intimidar pelo uso da violência e das armas, dominar e repartir o Rio em feudos, atrasar e privatizar o social, tornar reféns da violência os moradores das comunidades. Não podem. Acharam que um atentado cruel como esse fosse calar o povo e cair rapidamente no esquecimento. Enganaram-se e as multidões nas ruas mostram isso.
Marielle se torna mais um símbolo de coragem e da luta contra o racismo, a violência, as injustiças sociais e a desigualdade social. Levantou-se em defesa das mulheres, dos negros e dos desamparados. Enfim, ela lutou pelas maiorias.
Nossa solidariedade à família e aos seus amigos.
Marielle está presente!
Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB)