CNBB manifesta solidariedade ao povo venezuelano e defende soberania das nações

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta à Presidência da Conferência Episcopal Venezuelana manifestando solidariedade e apoio ao povo da Venezuela, após a ação militar dos EUA que culminou com o sequestro do presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores.

A agressão tem provocado reações de organizações da sociedade civil, entidades acadêmicas e instituições religiosas na América Latina, que alertam para os riscos à soberania regional.

“Como pastores da Igreja na América Latina, partilhamos a dor do povo que sofre e renovamos nossa esperança na força do Evangelho da paz desarmada e desarmante”, afirma a mensagem, que ressalta a comunhão espiritual entre as Igrejas dos dois países.

Os bispos reforçam que o diálogo sincero, fundamentado na verdade, na justiça, no respeito à dignidade da pessoa humana e à soberania das nações, é o único caminho capaz de promover o bem comum, fortalecer a democracia e construir uma convivência social marcada pela reconciliação e pela paz duradoura.

A mensagem é assinada pelo presidente da CNBB, dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e pelos vice-presidentes dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO), e dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife (PE), além do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *