Os dados da Sondagem Industrial do mês de abril, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirmam a estagnação da economia.
Segundo a CNI, o nível de atividade permanece baixo, “com elevada ociosidade do parque produtivo, e a indústria está trabalhando com estoques indesejados pelo terceiro mês consecutivo”.
“Nesse cenário de fraqueza da atividade econômica, os empresários estão reavaliando suas expectativas. A maioria dos índices registra queda há três meses. Ainda há otimismo, mas as perspectivas são cada vez menos positivas. A intenção de investimento também se encontra em queda”, diz a entidade.
Na comparação com o mês de março, a produção industrial em abril ficou próxima da “estabilidade” e “houve destruição de postos de trabalho na indústria em abril”. Ambos indicadores ficaram abaixo da linha divisória de 50 pontos. O indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores abaixo de 50 indicam queda frente ao mês anterior.
“Indústria segue com bastante ociosidade”
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) continua em 66% desde janeiro. O índice de 2019 é inferior ao registrado no mesmo mês de abril de todos os anos entre 2011 e 2015.
O índice de evolução do nível de estoques ficou em 50,7 pontos em abril, o que revela aumento dos estoques na comparação com o mês anterior. São três meses que a indústria acumula “estoques em excesso”.
Com a economia no fundo do poço e sem qualquer sinalização por parte do atual governo em tirar o país da crise, com investimentos, menos juros e mais empregos, os empresário estão “menos otimistas” e “a intenção de investir caiu pelo terceiro mês seguido”.