Coalizão dos EUA ataca província síria de Deir ez Zor com fósforo branco

Bombardeio dos EUA contra a cidade síria de Raqqa com fósforo branco, no ano passado. (Sputnik/Andrei Stenin)

Uso da substância é proibido por um protocolo adicional à Convenção de Genebra de 1949

A coalizão chefiada pelos EUA bombardeou nesete sábado (13) a cidade síria de Hayin, na província de Deir ez Zor, com bombas de fósforo branco, proibidas pelas convenções internacionais, informa a agência de notícias SANA .

Fontes citadas pela agência síria de notícias indicaram que a coalizão lançou ataques aéreos em várias áreas da cidade sob o pretexto de combater terroristas do Estado Islâmico. Até agora, não houve vítimas entre a população civil como resultado desses ataques.

Por sua parte, o presidente da Comissão do Conselho dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Konstantin Kosachev, disse que Moscou vai solicitar às autoridades competentes uma investigação sobre o uso de bombas de fósforo branco pela coalizão internacional.

Não é a primeira vez que a coalizão dos EUA bombardeia a Síria usando esse tipo de armas proibidas por um protocolo adicional à Convenção de Genebra de 1949. A última vez ocorreu em setembro passado, quando a aviação dos EUA bombardeou uma cidade em Deir ez Zor. com o uso de bombas incendiárias de fósforo branco, que causaram graves incêndios .

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *