WARLEY MARTINS*
A COBAP chegou aos 32 anos de existência com histórico de luta sensacional.
Tivemos participação decisiva na construção de leis previdenciárias e trabalhistas inclusas na Constituição de 1988.
Nossa Confederação foi diretamente responsável pelo reajuste de 147%, sendo a primeira a ocupar as ruas e conclamar a sociedade para as mobilizações. Somos pioneiros das principais batalhas travadas neste país.
Também é mérito da pressão exercida pela COBAP a sanção do Estatuto do Idoso, de autoria do senador Paulo Paim.
Todos os avanços obtidos nas últimas três décadas, que tangem aposentados, pensionistas e idosos, são frutos das incessantes lutas da Confederação, das federações e associações de base.
A COBAP teve dirigentes formidáveis. Cito os ex-presidentes Gilson Costa, Osvaldo Lourenço, Maria Machado, João Lima, Hermélio Campos e Benedito Marcílio. Cada um a sua maneira, contribuiu com a evolução administrativa e política da COBAP.
Há nove anos estou fazendo a minha parte. Exerço o terceiro mandato na presidência. Considero a COBAP como a minha segunda família. Tenho enorme apreço pelos diretores, funcionários e também pelos demais dirigentes do Conselho Deliberativo e das entidades filiadas.
Com apoio de todos, plantamos muitas sementes e regamos essa grande árvore todos os dias, adubando-a com honestidade, competência e ousadia.
Não seria ético ficar enaltecendo as realizações das minhas gestões. Quem me conhece, sabe o quanto amo e trabalho por essa fantástica entidade.
Seria cansativo citar tudo o que nossa equipe fez nos últimos nove anos em prol do movimento. O tempo é o senhor da razão e mostrará sempre a verdade.
Encerro esse texto lembrando que na próxima semana teremos o 24º Congresso Nacional dos Aposentados, que será realizado em Porto de Galinhas/PE, reunindo lá lideranças de diversas localidades que irão tomar importantes decisões para não perdemos direitos. E, no dia 9 de novembro, realizaremos um gigantesco manifesto de rua pelas ruas centrais de São Paulo, protestando contra a PEC 287 e pela recriação do Ministério da Previdência Social.
Viva aos aposentados e vida longa à Cobap!
*Warley Martins é presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e Idosos (Cobap)