O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou que a Coreia Popular participará dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, em cinco modalidades de três esportes. Em seu anúncio, realizado no sábado (20), Bach comentou que “os Jogos Olímpicos mostram como o mundo pode ser se nós nos guiarmos pelo espírito olímpico de respeito e compreensão”.
Sobre a decisão do COI pela participação conjunta das duas Coreias nos Jogos Olímpicos, tanto na abertura quanto integrando uma equipe unificada de hóquei feminino, Bach disse tratar-se de “um momento muito especial não só para as duas Coreias, mas para o mundo inteiro”. Para o presidente do Comitê, a decisão atende “o desejo dos dois comitês olímpicos para que suas delegações se juntem como uma só ‘Coreia’ na abertura das Olimpíadas. Esta equipe entrará no Estádio Olímpico sob uma mesma bandeira”, a bandeira da unificação, carregada por uma atleta mulher e um atleta homem, sendo um de cada país.
Ao todo, a Coreia Popular levará 22 atletas, 24 oficiais de equipes e 21 representantes de imprensa para os Jogos Olímpicos de Inverno, para participar nas modalidades de patinação artística, patinação de velocidade, esqui cross-country (praticado em terrenos planos ou ondulados) e esqui alpino (praticado em encostas íngremes de montanhas), além de compor a equipe de hóquei feminino com as sul-coreanas.
Para o presidente do COI, com base no “espírito olímpico de respeito e compreensão”, será possível “alcançar resultados positivos. Os Jogos de Inverno de PyeongChang 2018 estão abrindo as portas para um futuro melhor para a península coreana, concluiu Thomas Bach