Leia abaixo artigo publicado pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP), no dia 24 de janeiro:
Ironia ou casualidade? O destino foi cruel ou sarcástico com o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que foi condenado por unanimidade a 12 anos e um mês de prisão nesta quarta-feira, 24 de janeiro, coincidentemente na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Aposentado e também o aniversário de 95 anos da Previdência Social do Brasil.
A decisão sacramentada em Porto Alegre/RS pelos três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é atribuída às acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex.
Apesar dos avanços sociais conquistados durante seus dois mandatos, Lula carrega nas costas a culpa por vetar o reajuste de 16,67% aos aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais que o salário mínimo. O aumento ficou em 5%.
Esse fato lamentável ocorreu em 10 de julho de 2010, mas a COBAP não esquece e lamenta a decisão errônea tomada naquela época pelo presidente petista.
Atuando sempre com independência e imparcialidade, a Confederação Brasileira de Aposentados espera que as mobilizações populares contra a Reforma da Previdência sejam maiores que no julgamento de Lula, pois trata-se de uma questão de defender o sustento, a dignidade e os direitos sociais de gerações de brasileiros.