![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Bancos-Marcos-Santos-USP-Imagens.jpg)
Juros elevados encarecem o crédito e elevam a inadimplência, alerta presidente da CNDL, José César da Costa
O volume de consultas por crédito recuou -8,47% na passagem de novembro para dezembro de 2024, segundo dados do Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgados na quinta-feira (5).
De acordo com a pesquisa, divulgada na quarta-feira (28), o volume de consultas realizadas pelo setor financeiro no Brasil teve queda de -5,71% em dezembro de 2024 em relação a dezembro de 2023.
“Os juros mais elevados encarecem o crédito, reduzindo sua demanda no mercado”, avaliou o presidente da CNDL, José César da Costa. “A alta taxa de inadimplência e a reincidência no atraso de pagamentos sugerem que muitos consumidores estão enfrentando dificuldades financeiras, o que pode estar impactando a demanda por novos empréstimos e financiamentos”, afirmou o empresário da construção.
Em dezembro do ano passado, 34,28% dos consumidores que buscavam crédito no período tinham alguma restrição no CPF.
O Indicador de Inadimplência realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil aponta que quatro em cada dez brasileiros adultos (41,51%) estavam negativados em dezembro de 2024, o que representa 68,49 milhões de consumidores.
Em comparação com dezembro de 2023, o percentual de inadimplentes do Brasil teve crescimento de 1,92% em dezembro de 2024. Na passagem de novembro para dezembro, o número de devedores caiu ‐0,27%.