Com nova lei, hospital corta folga para dia trabalhado nos feriados

Com a entrada em vigor da nova lei trabalhista no sábado (11), a direção do hospital Dom Alvarenga, no bairro Ipiranga na zona sul da capital paulista, decidiu na última sexta-feira, 10, cancelar as folgas e remuneração em dobro até então pagas para funcionários que prestam serviço durante o feriado.

O comunicado assinado pelos departamentos jurídico e de pessoal, fixado nas paredes do hospital, destaca o artigo 70 e parágrafo quinto do artigo 73 da nova lei, explicando que “diante disso, a partir de 11 de novembro de 2017, o feriado trabalhado será considerado dia normal de trabalho, não dando mais direito à folga ou remuneração em dobro”.

A mudança vai atingir exclusivamente os funcionários que cumprem a escala de um dia trabalhado para um dia de folga, que representam boa parte dos cerca de 700 funcionários do hospital.  Para a advogada Flavia Azevedo, a medida adotada pelo hospital pode ser questionada na Justiça. “Até agora, nas conversas e eventos que participei, os juízes estão se manifestando contrários a mudanças como essas. O entendimento parece ser de que essa alteração para contratos antigos pode ser prejudicial ao trabalhador”, afirmou Flavia.

Compartilhe

Respostas de 2

    1. Na nossa conta, são nove: Ano Novo, Tiradentes, Sexta-feira Santa, Primeiro de Maio, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal. Menos, por exemplo, que nos EUA – onde são dez. Ou na França, onde são treze.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *