Brasileiro aproveitou para convidar o dirigente canadense para uma reunião de líderes democráticos às margens da Assembleia Geral da ONU
O presidente Lula recebeu nesta 3ª feira (13) ligação do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Lula criticou junto ao dirigente canadense os erros da comunidade internacional em relação à Venezuela, especificamente a imposição de sanções e o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente em 2019. “O mais importante é mantermos a América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia”, declarou Lula.
Guaidó está exilado em Miami desde 2023. Ele se autodeclarou presidente interino da Venezuela em 2019, contestando a legitimidade do governo do atual presidente, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unidos da Venezuela). Na época, como agora, os EUA e países da União Europeia contestaram o resultado das eleições e reconheceram Guaidó como líder do país. Agora o candidato da Casa Branca é Edmundo González.
Nesta terça-feira (13), o presidente do México, André Manuel Lopez Obrador afirmou que não fará mais nenhuma proposta sobre a eleição na Venezuela até que o órgão supremo da Justiça da Venezuela se pronuncie sobre o resultado final da eleição. O conselho Nacional Eleitoral do país declarou vitorioso o atual presidente Nicolás Maduro e a oposição, apoiada por Washington, está questionando o resultado.
Na ligação de Lula com Trudeau, o presidente brasileiro aproveitou para convidar o primeiro-ministro do Canadá para reunião de líderes democráticos às margens da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), organizada pelo Brasil e pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Lula havia convidado também o presidente dos EUA, Joe Biden.