Primeiro dia oficial começa movimentado. Lula discursa em fábrica de São Bernardo, Ciro vai à Zona Leste de São Paulo, Bolsonaro retorna a Juiz de Fora e Simone Tebet lança jingle de sua campanha
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz visita à fábrica da Volkswagen do Brasil nesta terça-feira (16), às 14h, em São Bernardo do Campo (SP). O encontro com os trabalhadores será transmitido pelas redes sociais do ex-presidente. “O primeiro e mais urgente compromisso da Coligação Brasil da Esperança é com a restauração das condições de vida da imensa maioria da população brasileira”, afirmou o candidato. Pesquisa Ipec, divulgada na segunda-feira (15), mostra Lula na frente com 44%, Bolsonaro com 32% e Ciro com 6%.
“É importante que o Brasil saiba que nós conseguimos uma proeza extraordinária: nós aumentamos o salário mínimo em 74% no meu governo e não houve aumento da inflação. E nós vamos continuar do mesmo jeito, a inflação será reposta no salário mínimo, todo trabalhador vai ter direito à reposição inflacionária e todo trabalhador vai ter aumento em relação ao PIB”, disse Lula. Na noite de segunda-feira (15), Lula reuniu milhares de pessoas em ato na USP.
Ciro Gomes, candidato do PDT, deu início à campanha de rua em Guaianases, periferia de SP! “E já quero abrir o dia pedindo seu voto e oportunidade de mudar – porque não dá pra repetir as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”, afirmou Ciro, que esteve na noite de segunda-feira no programa Roda Viva, da TV Cultura.
Jair Bolsonaro (PL) se prepara para dar o pontapé inicial de sua campanha à reeleição em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ele escolheu a cidade onde levou uma facada em 2018 para sediar o primeiro ato eleitoral da coligação liberal. A escolha é um sinal de que sua candidatura continuará explorando o fato que o vitimizou e o favoreceu eleitoralmente em 2018. A agenda de Bolsonaro no município deve contar com discurso, atividades religiosas e um passeio pelas ruas locais. “Quis o destino que eu sobrevivesse. Graças a Deus, que deu minha vida a vocês. O que eu mais pedia, durante o período em que acordei foi que minha filha de sete anos não ficasse órfã”, disse.
A senadora Simone Tebet (MDB) exibiu pela 1ª vez seu jingle de campanha. No ritmo de samba-enredo, a peça critica a polarização das pré-campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com trocadilho da expressão que viralizou o movimento contra o atual presidente da República em 2018, a música diz: “Muita falta de educação, ela sim e eles não”.