O Comitê de Familiares de Detidos e Desaparecidos de Honduras (Cofadeh) denunciou na última segunda-feira que está se preparando um atentado contra as vidas do coordenador da Via Campesina, Rafael Alegria, e Gilda Silvestrucci, jornalista e correspondente da TeleSul no país centro-americano.
O alerta oficial foi feito em conferência de Imprensa pela dirigente camponesa Berta Oliva, frisando que esta é uma campanha suja que visa deter o triunfo da oposição a Juan Orlando Hernández – que busca a reeleição em 26 de novembro – pois ambos são lutadores sociais e candidatos a deputado pelo Partido Liberdade e Refundação (Libre), de Xiomara Castro, que concorrerá à presidência.
Alegria, que encontra-se obrigado a viver em situação de semi-clandestinidade, responsabilizou o governo de Juan Hernández por qualquer agressão ou atentado que venham a sofrer. Ele há anos vem sendo alvo de uma série de agressões físicas e morais por parte de mercenários pró-Estados Unidos.
Diante da sucessão de atentados sofrida por Alegria, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da ONU decidiu em 2 de julho de 2009 ampliar a Medida Cautelar 196-09 para proteger sua vida e integridade, assim como de alguns dirigentes. Nada foi feito.
Em 11 de agosto de 2009, à meia noite, um veículo cabine dupla abriu fogo em três ocasiões com armas de grosso calibre contra pessoas que estavam alojadas no interior do escritório da Via Camponesa de Honduras, em Tegucigalpa. Nos dias seguintes um desconhecido, portando arma de fogo, tentou ingressar no prédio no momento da reunião dos coordenadores.
Em 26 de janeiro de 2016, as instalações da Via foram alvejadas de madrugada. Pelo menos 11 tiros alcançaram o portão principal da organização.
Diante da crescente tensão às vésperas das eleições, a Cofadeh exorta o povo hondurenho para que não se intimide e descortine um novo tempo com segurança e liberdade. Os movimentos sociais apelam ainda à comunidade internacional para que amplie a pressão sobre o presidente Juan Hernández, a fim de que cesse as intimidações e ameaças.