A concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, pode ser multada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) devido ao novo atraso no início da operação do “people mover” aeromóvel o sistema de trem, planejado para ligar a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos três terminais do aeroporto.
A ligação do aeroporto ao sistema de trens é uma exigência contratual e segue sem previsão definitiva de entrar em funcionamento.
Originalmente, o início das operações do aeromóvel estava previsto para o primeiro trimestre de 2023. Com sucessivos adiamentos, o GRU Airport chegou a prometer a entrega até o final deste ano. Em setembro, o prazo foi adiado novamente para 2025, com o limite de dados estipulado pela ANAC para 18 de fevereiro. Agora, a conclusão antes desse prazo parece improvável.
De acordo com a Aerom Sistemas de Transporte, responsável pela implantação do projeto, o sistema foi entregue e os testes preliminares estão programados para janeiro. No entanto, o processo de certificação ainda está em andamento, e a empresa afirma não ser possível determinar uma data exata para o início da operação com passageiros.
A ANAC confirmou que abriu um processo administrativo sancionador, que poderá resultar em multa, ainda sem valor estimado. Segundo a agência, os atrasos decorrem de problemas construtivos, tecnológicos e internos do consórcio responsável. “A ANAC segue monitorando a implantação por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas, buscando garantir a conclusão das obras com agilidade, qualidade e presteza”, declarou em nota.
O “people mover” será composto por três trens pneumáticos que farão a ligação entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto, percorrendo 2,7 km em cerca de quatro minutos por viagem. Cada veículo terá capacidade para transportar 200 passageiros, totalizando 2.000 usuários por hora em cada direção.
Os testes do sistema começaram em junho de 2023, quando foi concluída a passagem pela área de mudança de via — uma operação essencial para modais ferroviários. Em setembro, foi realizada a primeira circulação completa entre as estações. Na época, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chegou a operar um dos trens durante uma demonstração.
O aeromóvel, que utiliza propulsão pneumática, terá dois trens em operação simultânea e um em reserva, com rodízio. Equipados com wi-fi e monitores informativos, os veículos atingem velocidade de até 57 km/h. O custo total do projeto, estimado em R$ 301 milhões, é custodiado pela outorga da supervisão, com supervisão do TCU (Tribunal de Contas da União).
Hoje, os passageiros que utilizam o sistema ferroviário para chegar ao Aeroporto de Guarulhos enfrentam um desafio adicional: a distância de aproximadamente 2,5 km entre a estação Aeroporto da CPTM e os terminais. Para completar o trajeto, o GRU Airport disponibiliza ônibus gratuitos, uma solução provisória que será resgatada pelo aeromóvel.
As opções ferroviárias atuais incluem a Linha 13-Jade, com partida da Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo, e o Expresso Aeroporto, que sai da Estação Barra Funda, na Zona Oeste, com tarifa de R$ 5 (reajustada para R$ $ 5,20 em janeiro de 2024).