O deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB), disse que “o Congresso acertou ao derrubar” o veto de Jair Bolsonaro à desoneração da folha salarial de diversos setores econômicos.
“A implementação dessa lei significa uma medida prática para manter empregos nos setores econômicos que mais geram empregos”, afirmou Orlando, que foi relator da matéria na Câmara.
Na quarta-feira (4), o Senado aprovou, por 64 votos contra 2, a derrubada do veto de Jair Bolsonaro que impedia a prorrogação da desoneração da folha de 17 setores até 2021. Na Câmara, a votação ficou 430 a 33 votos e 1 abstenção pela derrubada do veto.
Para Orlando, “finalmente, a novela teve final feliz. Se arrastou por meses, mas teve final feliz. O governo errou, o presidente da República errou ao vetar o texto aprovado por consenso, e o Congresso acertou ao derrubar esse veto”.
A desoneração da folha foi uma medida pensada pelo Congresso Nacional para impedir que mais empregos fossem perdidos por conta da crise econômica e da pandemia.
O deputado disse ainda que apoia a diminuição dos impostos sobre a folha de pagamentos permanentemente. “Espero que durante o debate da reforma tributária nós possamos corrigir essa distorção, que é a tributação de quem contrata”.
“Temos que diminuir o peso de impostos sobre produção e emprego e aumentar o peso de impostos sobre renda”, concluiu.