Engenheira indicada pelo governo assume após demissão de Jean Paul Prates
O Conselho de Administração da Petrobrás aprovou nesta sexta-feira (24) a nomeação de Magda Chambriard para o cargo de presidente da estatal.
Segundo o colegiado, Magda Chambriard “tomou posse” dos cargos de conselheira de Administração e presidente da companhia e “passou a integrar o conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de assembleia de acionistas para esse fim”, diz a estatal, em comunicado. O nome de Chambriard já havia sido aprovado esta semana no Comitê de Pessoas da estatal.
A engenheira e ex-diretora geral da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi indicada pelo governo na semana passada (14), após Jean Paul Prates ser desligado do cargo de presidente da empresa pelo presidente Lula, em uma reunião que contou com as participações dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.
Funcionária de carreira da Petrobrás, por cerca de 20 anos, Magda é engenheira civil pela UFRJ e Mestre em Engenharia Química também pela UFRJ.
Antes da sua indicação à presidência da Petrobrás, Magda Chambriard estava atuando como diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e era sócia da Chambriard Engenharia e Energia, com consultorias na área de óleo, gás e biocombustíveis.
No governo Dilma, entre 2012 e 2016, Magda comandou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a retomada dos leilões de áreas de exploração e produção de petróleo. Sob sua gestão, foram promovidos quatro leilões de petróleo, entre os quais, o 1º leilão do pré-sal, da área de Libra – considerado a ‘joia da coroa’ da exploração do pré-sal na época.