Conselho define teto de juros de 1,97% para empréstimo consignado a aposentados do INSS

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou, nesta terça-feira (28), a proposta feita pelo presidente Lula de definir em 1,97% o teto de juros para a concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS.

A decisão de aumentar o teto – antes definido em 1,70% pelo Conselho – veio após reação de alguns grandes bancos, que se recusaram a baixar os juros do consignado, chegando a suspender a modalidade de empréstimo.

A nova proposta foi apresentada, hoje, durante reunião do presidente com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência), Luiz Marinho (Trabalho) e com os secretários-executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Gabriel Galípolo.

“Levantamos a discussão sobre algo que estava obscuro e jogamos luz. A partir desse princípio, tivemos várias reuniões com equipes do governo para definir a taxa”, declarou Lupi nesta terça-feira.

De acordo com o ministro, o representante das instituições financeiras rejeitou a proposta do governo, mas se absteve na votação “para encerrar o impasse”, sem garantir, no entanto, que a modalidade deixará de ser oferecida pelas instituições que se recusarem a reduzir o juro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *