Após uma série de sete partidas sem vencer antes da Copa, a Rússia aplicou um sonoro e surpreendente vareio de 5 a 0 sobre a Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo, no Estádio Luzhniki, em Moscou.
O time saudita tinha mais posse de bola, mas errava passes bobos a torto e a direito. Já a equipe anfitriã optou por um jogo de velocidade. E deu certo. Aos 11min do primeiro tempo, o garoto Golovin cruzou da esquerda e Gazinskiy completou de cabeça para a rede.
Com a contusão de Dzagoev, o craque do time, na metade da primeira etapa, o técnico Stanislav Cherchesov mandou a campo Cheryshev, que se tornaria o nome da partida. Aos 43min, em jogada de alta velocidade, recebeu de Zobnin, deixou dois zagueiros no chão e mandou uma bomba de canhota vencendo o goleiro Abdullah. Golaço.
No início da segunda etapa, a Arábia Saudita tentou uma reação, mas aos 25min o gigante Dzyuba completou de cabeça cruzamento de Golovin. Aos 46min, Cheryshev entrou na área pela esquerda e marcou um golaço de trivela. Três minutos depois, em cobrança de falta, Golovin passou a régua.
Abertura – Na tribuna de honra, o presidente Vladimir Putin, o príncipe árabe Mohammad bin Salman e o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Em seu discurso de abertura, o presidente russo foi aplaudido, ao contrário de Dilma, que levou uma sonora vaia na abertura da Copa de 2014, no Brasil.
Foi uma cerimônia simples, sem grandes parafernálias. O ex-atacante Ronaldo representou os jogadores que participaram dos mundiais. Ele entrou em campo com um garoto russo protagonista do vídeo de apresentação, com pontos turísticos e os estádios do mundial.
Na parte musical, a figura principal foi o cantor inglês Robbie Williams, com mais destaque que a soprano russa Aida Garifullina. Totalmente sem noção, Williams chegou perto da câmara oficial da transmissão do evento e mostrou o dedo médio da mão esquerda, assistido por milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2016, ele fez uma música com ofensas aos russos e se considerou o “Rasputin moderno”.
Narradora – A jornalista Isabelly Morais tornou-se a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo. Ela venceu um concurso do canal Fox Sports e fez história ao narrar o jogo de abertura.