Cordão do Boitatá celebra a tradição nas ruas do Rio de Janeiro

O Cordão do Boitatá saiu às ruas do Rio de Janeiro neste domingo (8) celebrando o carnaval. O bloco, que comemora 30 anos neste ano e é considerado um dos mais belos do carnaval carioca, voltou à região da Rua Primeiro de Março. 

O Circuito Preta Gil, que ficou reservado nos últimos anos aos megablocos, recebe pela primeira vez uma folia sem trio elétrico. Quase 150 músicos, ala de estandarte, pernaltas e baianas fazem a festa no chão.

“A Rua Primeiro de Março é dedicada a megabloco comerciais, com trio elétrico. Tem o Bola Preta, que é tradicional, mas com trio. Então estar aqui, sendo um bloco que vem no chão, é muito simbólico”, celebra o fundador do cordão, Kiko Horta, lembrando os 30 anos de história.

“É um coletivo de carnaval imenso, muitas pessoas lutaram pra chegar onde a gente chegou. A gente está muito feliz de poder desfilar onde a nossa festa é acolhida da forma que merece e onde a gente pode brincar como merece”, continuou.

O cordão saiu pelas ruas do Centro do Rio pela primeira vez em 1997, mas foi retirado do percurso em 2012, por conta das obras de revitalização do Centro.

Os foliões também aprovam a mudança de local. Uma foliã em entrevista ao portal O Globo, ressaltou a importância do bloco.

“Acompanho o Boitatá há muitos anos e estou feliz que eles estão nesse trajeto. Eles merecem. O bloco é lindo, são super organizados, eles trazem o carnaval vintage que hoje em dia é difícil de ter. A essência do carnaval de rua, muito organizado. A essência são as pessoas fantasiadas, cantando marchinha, respeitando espaços”, disse.

https://x.com/i/status/2020466545449746630

Entre os foliões, a repetição da fantasia também virou parte da festa. “Pink é a cor mais quente. Faz 10 anos que saímos com a mesma fantasia de flamingo. Carnaval é liberdade e alegria. A gente pode ser tudo que a gente quer ser”, disse um dos participantes do cortejo.

Patrimônio Imaterial do Estado do Rio e condecorado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto (2021) e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca (2022), o Cordão do Boitatá tem em seu repertório muito samba, marchinhas, afoxés, fantasias criativas e alegria.

Em 2026, o bloco faz homenagens a Preta Gil, Hermeto Pascoal, Paulinho da Viola, Áurea Martins e Odette Ernest Dias. E, mais uma vez, lembra Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados há 8 anos. Em um bandeirão aberto durante o cortejo, o cordão cobra justiça no caso.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *