Coreia Popular suspende testes nucleares e de mísseis

Líder da Coreia Popular Kim Jong Un em recente reunião com uma delegação de alto nível da Coreia do Sul, em Pyongyang (KCNA via Reuters)

O líder da Coreia Popular, Kim Jong Un, anunciou neste sábado a suspensão dos testes nucleares e de mísseis, assim como o fechamento das instalações de provas atômicas, informou a agência de notícias norte-coreana KCNA.

Kim Jong Un declarou ainda que, “como já comprovamos a efetividade das armas nucleares, não precisamos mais realizar testes nucleares ou mísseis balísticos intercontinentais” e que a decisão já está em vigor a partir de agora. Segundo o comunicado, a única ressalva para alterar essa decisão seria uma ameaça ou provocação nuclear contra o país. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Central do Partido realizada na sexta-feira (20), segundo a KCNA.

“O partido e toda a Nação deverão se concentrar agora no desenvolvimento da economia socialista. Esta é a nova política estratégica do partido”, declarou Kim ao Comitê Central.

Pyongyang concentrou esforços e obteve progressos tecnológicos em seus programas de armas nos últimos anos devido à necessidade de construir seu poder dissuasório frente às ameaças de Washington, principalmente a partir do governo de W. Bush, que colocou a Coreia Popular entre os países que poderiam sofrer “ataques preventivos” dos EUA.

O presidente americano, Donald Trump, saudou o anúncio de Kim como “uma ótima notícia” e Coreia do Sul celebrou a decisão, que qualificou como um  “avanço significativo para a desnuclearização da península coreana”.

A decisão de Pyongyang chega menos de uma semana antes da cúpula entre Kim Jong Un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na Zona Desmilitarizada. A milenar nação coreana está artificialmente dividida por imposição dos EUA, que mantêm tropas de ocupação na parte Sul da Coreia.

O Ministério das Relações Exteriores da China saudou a decisão da Coreia Popular de suspender seus testes de mísseis balísticos e nucleares, informou a TV chinesa.

 

Compartilhe

Respostas de 2

  1. O mundo tem que agradecer ao Trump e não ficar criticando o cara. Somente o Trump conseguiu essa façanha falando grosso com esse mimadinho do ditador da Coreia do Norte. Criança mimada tem que por limites, pois sempre acham que podem tudo. Kim Jong Un se encolheu e interrompeu seus programas nucleares. Com o Irã tem que se fazer a mesma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *