Coreia Socialista comemora 80 anos do PTC com demonstração do poder militar e vigor popular

Maior míssil intercontinental já construído na Coreia Socialista desfila na parada militar (Vídeo da Al Jazeera)

Integrantes do alto escalão da China e da Rússia marcaram presença, além de representantes de governos e partidos de todo mundo, inclusive do Brasil

Milhares de norte-coreanos ocuparam a praça Kim Il Sung, em Pyongang, no último dia 10, para comemorar de forma efusiva os 80 anos da fundação do Partido do Trabalho da Coreia (PTC), responsável por grandes feitos da Coreia Socialista, desde a luta anti-japonesa, a independência do País e a fundação da República.

O evento foi presidido pelo líder Kim Jong Un, secretário-geral do PTC e presidente dos Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) que recepcionou pessoalmente as deleções estrangeiras, especialmente Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, e o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, que representaram, respectivamente, os presidentes Vladimir Pútin e Xi Jinping. 

O desfile militar exibiu as armas mais avançadas já produzidas pela RPDC, entre eles seu novo míssil balístico intercontinental, o Hwasong-20, descrito como “sistema de armas estratégicas nucleares mais poderoso”. Além disso, mostrou o aquilo que a Coreia Socialista qualifica como “o inesgotável potencial tecnológico de defesa de nosso país e seu assombroso ritmo de desenvolvimento, que o mundo já não pode ignorar”. Também foram exibidos mísseis de cruzeiro de longo alcance, veículos lançadores de drones e mísseis terra-ar e terra-terra.

No mês passado, o líder norte-coreano foi visto ao lado de Xi Jinping e de Putin em um enorme desfile militar em Pequim.

As comemorações em Pyongyang também acontecem depois que surgiram notícias na Coreia do Sul segundo as quais “não se pode descartar” uma reunião entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos às margens da cúpula da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) que acontece no fim de outubro na Coreia do Sul. A Coreia Socialista, até o momento, não se manifestou sobre a possibilidade desse encontro.

A TRAJETÓRIA EXITOSA DO PTC

O Partido do Trabalho da Coreia coleciona, ao longo de 80 anos de sua existência, desde que foi fundado por Kim Il Sung, incontáveis êxitos na construção de uma pátria independente e socialista.

O PTC nasceu da união de operários, camponeses e intelectuais que lutaram contra a trágica colonização japonesa na Península Coreana desde os primeiros anos do século passado, que se estendeu até o final da 2ª Guerra Mundial.

A luta contra o imperialismo japonês se deu através de uma guerrilha liderada por Kim Il Sung e uma geração de abnegados lutadores da libertação da Coreia.

Na década de 50, diante dos êxitos do movimento popular liderado por Kim Il Sung, os EUA resolveram intervir militarmente na península, provocando uma guerra que se estendeu por três anos. Ao final desse período, os novos imperialistas tiveram que se render a um armistício que dividiu a Coreia e que perdura até hoje – o Norte, socialista, e o Sul, capitalista. Desde então 20 mil militares norte-americanos e suas famílias são mantidas na Coreia do Sul.

O PTC registra, portanto, em sua jubilosa história, a luta vitoriosa contra dois imperialismos – o japonês e o norte-americano, contra os quais o povo coreano perdeu centenas de milhares de vidas.

Mesmo depois dessas duas grandes contendas, ainda sob a liderança de Kim Il Sung, o PTC ergueu a bandeira “A Coreia é uma Só!”, na busca da construção de uma unidade nacional de um país dividido pela guerra imperial, mas de um único povo, língua e cultura. Os EUA, que ocupam militarmente o Sul até os tempos atuais, sempre conspirou contra essa possibilidade para preservar seus interesses geopolíticos na região.

Nas últimas décadas, a Coreia Socialista, apesar de todas as sanções econômicas e comerciais impostas pelos Estados Unidos, através da ONU – que implicaram em inexoráveis sacrifícios do povo coreanos -, elevou sua disposição de continuar promovendo de forma soberana o seu desenvolvimento econômico e tecnológico, sempre com base na matriz ideológica que vem sustentando a independência do país – a ideologia Juche.

Essas sanções não impediram nesse tempo construções de novas cidades, fábricas, escolas, hospitais e uma rede de proteção social e universal, sem renunciar ao desenvolvimento de uma base militar invejável, o que faz a RPDC pertencer a um seleto grupo de nações que desenvolveu poderosas armas nucleares, como instrumento de dissuasão das constantes ameaças que são dirigidas àquele país asiático.

Não por outro motivo, o PTC conquistou invejável apoio e confiança da população norte-coreana, o que foi mais uma vez confirmado no recente e empolgante desfile militar.

Nos rostos dos militares armados que desfilaram pode-se constatar a poderosa unidade entre o partido, o Exército e o povo coreano, elemento que consideram fundamental para a continuidade da construção independente do socialismo no Norte da península.

Chamou a atenção, durante o desfile, a entusiasmada presença de integrantes da União de Crianças da Coreia, que entregaram ramos de flores a Kim Jong Un e aos chefes de partido e governo estrangeiros. Na Coreia Socialista, as crianças são consideradas as joias mais raras da sociedade.

Leia, a seguir, na íntegra, o pronunciamento do líder Kim Jong Un durante o desfile militar em homenagem ao 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Generais, oficiais, suboficiais e soldados do bravo Exército Popular da Coreia! Oficiais e soldados das unidades participantes do desfile militar! Inovadores trabalhistas e homenageados de todo o país, cidadãos de Pyongyang e coreanos que vivem no exterior! Respeitáveis ​​convidados conosco esta noite! O desfile militar das Forças Armadas da República Popular Democrática da Coreia será realizado, o que será o clímax das festividades em homenagem ao 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Em primeiro lugar, gostaria de dar as calorosas boas-vindas aos convidados de todas as classes e camadas sociais, bem como aos amigos próximos de vários países que foram convidados para este evento solene. Expresso meus cordiais agradecimentos e felicitações a todo o povo do país que se esforçou intensamente, com grande criatividade e laboriosidade, e dedicou sincera devoção ao glorioso Outubro.

Expresso também minha gratidão aos partidos e governos de diversos países e às organizações democráticas internacionais que enviaram suas sinceras felicitações ao nosso Partido, governo e povo, ao celebrarem este feriado significativo.

Camaradas e amigos:

Aqui se reúnem os seletos representantes das Forças Armadas da República, fortalecidos pelo nosso Partido ao longo dos últimos 80 anos. Em breve, as colunas de aço de nossas Forças Armadas demonstrarão a força poderosa que o PTC cultivou para o povo, considerando-o seu destino, e para o socialismo que eles próprios escolheram de acordo com sua aspiração unânime.

Reafirmaremos hoje a infinitude de nossa soberania e causa, que somente serão defendidas e garantidas por meio da força e das vitórias. Acredito que, para um Partido que lidera a revolução sob o ideal correto, torna-se uma honra e um orgulho impossíveis de obter facilmente celebrar toda a sua história e exibir seu futuro radiante por meio da demonstração militar de forças armadas tão poderosas e corajosas como as de hoje.

A todos os oficiais e soldados das unidades presentes no desfile militar! Felicito-os calorosamente, que têm o privilégio de deixar seus rastros históricos nesta gloriosa praça, levando consigo o grande orgulho do PTC e a valiosa honra da RPDC.

Camaradas e amigos!

Diante da mais sincera homenagem que me foi prestada pelas colunas do desfile neste esplêndido local preparado por nosso exército para celebrar o dia da fundação do Partido, sinto-me tomado por pensamentos sublimes sobre os oficiais e soldados de nosso exército que sempre estiveram na vanguarda do caminho trilhado pelo PTC com sua lealdade absoluta e coragem incomparável. E neste momento de rever a gloriosa história de 80 anos que nosso Partido escreveu liderando a revolução coreana até hoje, podemos nos orgulhar de ter forças armadas tão fiéis com as quais podemos compartilhar nosso destino.

Nosso exército é o produto precioso e a brilhante personificação do ardente desejo e da firme convicção do nosso Partido de proteger e glorificar firmemente a verdade de seus ideais e a dignidade de seu povo de geração em geração. Com base em seu dever sagrado de assumir a responsabilidade pelo destino e futuro do país e do povo, nosso Partido fundou o exército antes do Estado, determinou o caráter e a missão do exército com base nos ideais e no espírito do período de fundação do Partido e construiu as forças armadas revolucionárias regulares com os membros da geração empreendedora da causa fundadora do Partido como sua espinha dorsal.

Assim começou a longa história da construção do exército, que sempre seguiu os mesmos passos da liderança do nosso Partido, e a gloriosa história de luta de nossa empreitada, firmemente apoiada por armamentos poderosos. Como a história registra, as etapas vitoriosas que nosso Partido liderou baseiam-se nos preciosos méritos de lealdade e patriotismo alcançados por nosso exército, que deixou sua marca de sacrifício e bravura antes de qualquer outro.

A missão do exército em nossa revolução nunca foi simples e perdurou em um ambiente especial. As forças armadas revolucionárias, consolidadas e desenvolvidas na luta para defender a soberania do Estado e seu direito ao desenvolvimento, e o destino e o futuro do povo, sempre desempenharam um papel de destaque como um apoio inabalável para estabelecer corretamente a história de acordo com a vontade do Partido e como uma poderosa força motriz impulsionando a revolução coreana na direção única indicada pelo Partido.

O feito mais notável do nosso exército, incomparável a qualquer outro, é ter defendido o Partido e a linhagem da causa revolucionária através de uma luta sangrenta nos dias difíceis que decidiram a nossa soberania e o destino da revolução. Embora o espírito combativo do nosso exército tenha se renovado dia a dia com as mudanças dos tempos, o seu espírito inabalável de defesa ferrenha do Comité Central do Partido nunca mudou, e a sua tradição típica de apoiar firmemente a causa do Partido nas linhas de frente da exploração e do avanço permaneceu sempre a mesma. Sem se libertar por um momento da pesada pressão de manter à distância a pior ameaça de agressão desde a sua fundação, o nosso exército alcançou méritos que outros não ousariam alcançar na construção do pós-guerra e nas etapas-chave da construção socialista.

Este fato evoca a natureza e a imagem típica do nosso exército, tão absoluto e incondicional em resposta ao apelo do Partido. Nosso povo não esqueceu que as preciosas conquistas e as criações monumentais, que testemunham a grande história da Coreia socialista e simbolizam a dignidade e a honra do nosso Estado, foram alcançadas com o sangue nobre, o suor e o valioso sacrifício do exército revolucionário, e eles têm expressado sua gratidão por isso de geração em geração. Em nosso país, não há outro grupo com tais recordes e feitos.

Podemos afirmar com propriedade que, na história do nosso Partido, quando cada momento da concretização da causa socialista era uma luta corpo a corpo contra as manobras contrarrevolucionárias e o período de turbulência das grandes mudanças e criações, o Exército Popular foi a guarda consistente que defendeu o Partido ao longo das crônicas da revolução e a poderosa vanguarda que mais ativamente exerceu a liderança do Partido.

Hoje, temos mais certeza de que, com o passar do tempo, o espírito de luta consistente do nosso exército, que apoia a causa do Partido, se manifesta ao mais alto nível. A nova era de transformação, que podemos chamar de ponto de virada na história da luta do nosso Partido, é um período sagrado em que se unem o caráter revolucionário, o heroísmo massivo e o espírito de luta de vida ou morte do nosso exército, que sempre aceitou a decisão do Partido como a verdade absoluta e a ordem militar suprema, respondendo apenas com uma execução impecável.

Para citar exemplos, nos últimos anos, não houve um único campo importante em que os militares não tenham participado, desde o severo confronto com o inimigo, a recuperação de desastres e até mesmo a construção de capital e local, e nosso exército sempre soube corresponder às expectativas do Partido e do povo. Com que palavras posso descrever os esforços dos militares com os uniformes do nosso exército, feitos na criação e na luta, como vivencio tão intensamente cada vez que testemunho suas incríveis conquistas? Claramente, para mim e para o nosso Partido, o exército era a força. Com sua capacidade espiritual inabalável e poder invencível, o exército sempre encorajou nosso Partido a superar as provações e avançar para o futuro.

Nosso Partido sempre sente gratidão e orgulho pelo exército, que alcançou feitos inalcançáveis ​​por qualquer outro em troca de seu sangue e suor, extrai coragem de seu espírito de sacrifício e esforços vigorosos e prossegue com confiança o desenvolvimento integral do socialismo. O heroico espírito de luta e a vitória demonstrados e alcançados por nossas forças armadas revolucionárias no campo de operações no exterior em apoio à justiça internacional e à paz genuína demonstraram plenamente a ideologia e o espírito infalíveis de nosso exército, que cresceu de acordo com o propósito e a vontade do Partido.

Os oficiais e soldados confiáveis, que sacrificam tudo pelo país e pelo povo e são idênticos no espírito de serviço absoluto, apesar das diferenças em suas patentes, apoiam nosso Partido como seu suporte de ferro, e é por isso que nosso Partido sempre sairá vitorioso e seu futuro é muito brilhante. Portanto, estou muito feliz e satisfeito em celebrar o dia da fundação do PTC junto com nossos amados oficiais e soldados, que me acompanharão até o fim no longo caminho da revolução.

Aproveito a oportunidade para expressar meus mais sinceros cumprimentos aos mártires e veteranos antijaponeses, que são a sagrada geração fundadora de nossas Forças Armadas Revolucionárias, e aos veteranos de guerra, oficiais e soldados das gerações anteriores que apoiaram a ideia e a causa do nosso Partido em todas as décadas da revolução, dando provas de seu espírito patriótico e travando a luta heroica. Envio também minha saudação militante a todos os militares que dedicaram este momento de celebração em seus postos de defesa da pátria e do povo.

Consciente da vontade unânime da história e do povo, nosso Partido empreenderá a próxima etapa da luta para alcançar progressos notáveis ​​na concretização da causa socialista. Certamente não será fácil. Mas também no futuro, nosso Partido colocará o Exército Popular na vanguarda do avanço incomparável e orgulhoso da pátria e do povo, e antecipará o futuro confiando na lealdade e na coragem das Forças Armadas Revolucionárias. Também nesta luta, nosso exército deve glorificar, como o faz hoje, a qualidade e a honra das tropas de elite imbuídas das ideias e da vontade do PTC, o poderoso destacamento que sempre sai vitorioso e a patrulha que abre caminho para a construção socialista.

A missão suprema e o dever absoluto do nosso Exército é defender a soberania da RPDC e proteger a segurança e os interesses do povo coreano. Nosso exército deve continuar a avançar como uma força invencível que, com sua superioridade ideológica, política e técnico-militar, domina seus inimigos e elimina todas as ameaças que se aproximam de sua esfera de defesa. São também as forças armadas de primeira linha que constroem a plataforma para a vitória com moral e disciplina militar.

Aproveitando esta oportunidade, afirmo que, a partir de agora, nosso Partido e o Governo da República cumprirão, juntamente com as poderosas Forças Armadas Revolucionárias, suas responsabilidades na luta comum da humanidade progressista contra a injustiça e a hegemonia, e pela justiça e paz. A pátria original do nosso Partido e das Forças Armadas Revolucionárias é o povo, e seu sagrado objetivo e missão são para o seu benefício. Concentrando seu olhar e atenção nesta praça, todo o povo aguarda a maior vitória e mudança.

Estou convencido de que o valente heroísmo do nosso exército, a sua firme determinação e o seu incomparável espírito de luta, que torna tudo possível, continuarão a manifestar-se plenamente não apenas nas linhas de frente da defesa da Pátria, mas também nos postos avançados da construção socialista em prol das aspirações e ideais do povo e nos campos nobres da criação da felicidade para as gerações futuras. Os vigorosos passos dados hoje com as bandeiras de glória em torno da bandeira vermelha do Partido continuarão como passos firmes de lealdade patriótica à Pátria e ao povo.

Bravos oficiais e soldados do Exército Popular Coreano, todos vocês, lutem com ainda maior vigor pela vitória eterna da RPDC e do povo coreano, pela invencibilidade do EPC e pela sua brilhante honra sob a liderança do PTC. A grande história e os méritos heroicos do EPC, gravados neste quadrado de glória, impulsionarão o nosso avanço. Glória aos valentes defensores da nossa causa! Viva o 80º aniversário da fundação do glorioso Partido dos Trabalhadores da Coreia!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *