A Seleção Feminina da RPDC tornou-se agora tetra campeã da categoria
A seleção feminina sub-17 de futebol da República Popular Democrática da Coreia venceu neste sábado (8) a Holanda por 3 a 0, conquistando o quarto título da Copa do Mundo da categoria, disputada este ano no Marrocos.
A RPDC venceu os sete jogos disputados em Rabat, sede da competição. Depois de liderar seu grupo com sobras na primeira fase, a equipe goleou as donas da casa e o Japão, vice em 2016, nas oitavas e quartas de final, respectivamente. Nas semi-finais, vitória por 2 a 0 diante do Brasil e, na decisão, gols de Kim Won-Sim, Pak Rye-Yong e Ui-Gyong Ri para garantir a taça.
As norte-coreanas representam uma potência no futebol feminino. Esta é a quarta vez que o país conquista o Campeonato Mundial Sub-17 da FIFA, após as vitórias em 2008, 2016 e 2024. Na categoria Sub-20, a seleção foi campeã em 2006, 2016 e 2024.
Individualmente, suas principais atletas foram premiadas. Yu Jong-Hyang conquistou a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro, com oito gols marcados. Kim Won-Sim foi a vice-artilheira e Bola de Prata, com Rosalie Renfurm, da Holanda, ficando com a Bola de Bronze. A goleira do torneio foi a mexicana Valentina Murrieta e o Troféu Fair Play foi para a Espanha.
“Estou extremamente satisfeita. Nossas jogadoras fizeram uma partida final maravilhosa. É difícil expressar essa alegria em palavras. Este também é meu primeiro título, então continuarei trabalhando duro e buscando resultados ainda maiores”, declarou no pós-jogo Ri Ui-gyong, meio-campista da Coreia do Norte.











