Corregedoria do MP abre investigação sobre conduta de Deltan Dallagnol

Deltan Dallagnol (foto: F. Frazão/Agência Brasil)

A corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou uma investigação interna para avaliar a conduta do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, com base nas conversas entre ele e o então juiz Sergio Moro, divulgados pelo site “The Intercept Brasil”.  

A “reclamação disciplinar” contra o procurador foi acolhida na segunda-feira (10) pelo corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, após uma representação feita por quatro dos quatorze conselheiros do CNMP. As mensagens, segundo a publicação, sugerem que os dois teriam combinando como atuariam em situações na Lava-Jato.

“Sem adiantar qualquer juízo de mérito, observa-se que o contexto indicado assevera eventual desvio na conduta de membros do Ministério Público Federal, o que, em tese, pode caracterizar falta funcional”, pontuou o corregedor.

Orlando Rochadel determinou que Deltan preste esclarecimentos por escrito, em dez dias, sobre as conversas. Em seguida, decidirá se é o caso de arquivar o procedimento ou convertê-lo em um processo disciplinar. Em seu despacho, Rochadel cita que os diálogos entre os procuradores podem representar “desvio de conduta”. Dentre as punições previstas estão a advertência, uma suspensão ou, inclusive, a aposentadoria compulsória.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *