Cortejo fúnebre de Soleimani e do líder iraquiano junta multidão em Bagdá

Bagdá nas ruas homenageia os mortos no ataque terrorista dos EUA. (Reuters)

Uma multidão participou em Bagdá, Iraque, de uma procissão fúnebre em homenagem ao general iraniano Qasem Soleimani e ao líder da milícia iraquiana Abu Mehdi Al Muhandis, morto na mesma operação norte-americana. Como em Teerã, a multidão em Bagdá também gritou “morte à América!”

O primeiro-ministro iraquiano Adel Abdul Mahdi participou da manifestação. Também estiveram presentes Hadi Al Ameri, chefe das forças xiitas no parlamento iraquiano e o ex-primeiro-ministro Nuri Al Maliki.

A procissão fúnebre foi realizada no santuário do Imam Moussa al-Kadhim, na capital do Iraque.

Em alguns lugares, as pessoas colocaram tapetes vermelhos enquanto aguardavam a chegada dos corpos. E os caixões de Soleimani e al-Muhandis e de outras pessoas que morreram no ataque foram cobertos de preto e decorados com flores.

Segundo a rede de notícias norte-americana CNN, a atmosfera era altamente emocional, com as pessoas chorando e algumas cantando com raiva.

As solenidades continuarão no Irã, para onde irá o corpo do general assassinado a mando de Trump.

Na sexta-feira (3) dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas da capital iraniana, Teerã, para repudiar os crimes de Washington. Com dizeres como “Morte aos Estados Unidos” e cartazes com a foto do general, os manifestantes encheram as ruas do centro da capital. “O eixo do mal são os Estados Unidos, o lema agora é: Estados Unidos nunca mais”, entoavam.

A agência oficial Irna informou que manifestações similares aconteciam nas cidades de Arak, Bojnurd, Hamedan, Hormozgan, Sanandaj, Semnan, Chiraz e Yazd.

O presidente Hassan Houhani disse que o assassinato de Soleimani “redobra a determinação da nação iraniana e de outras nações livres da região de opor-se à intimidação dos Estados Unidos e defender os nossos valores”. Expressou ainda que o ataque era uma demonstração da desesperação e debilidade dos Estados Unidos na região.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *