A XP Investimentos, em sondagem de opinião feita entre os dias 22 e 24 de maio, mostra que em menos de cinco meses a percepção ótima ou boa do mercado financeiro sobre o governo Bolsonaro despencou 72 pontos percentuais.
Dos 86% verificados em janeiro, a percepção entre os entrevistados caiu para os atuais 14%. A sondagem ouviu 79 investidores institucionais, entre gestores de recursos, consultores de grupos nacionais e internacionais e economistas.
Entre aqueles que avaliaram o governo como ruim ou péssimo, o percentual saltou de 1% em janeiro para 43% no recente levantamento. Os que avaliaram o governo como regular, de 13% em janeiro foram para 43% na atual sondagem.
A sondagem também ouviu as opiniões em relação ao desempenho futuro do governo.
Em janeiro, a sondagem mostrava 83% de projeções positivas e apenas 4% de expectativas negativas. No mês de maio, as expectativas positivas caíram para 27% e as negativas subirem para 23%. No grupo que projeta um governo mediano, saíram de 14% para 51%.
A pesquisa detectou ainda que a recente piora das relações entre o governo e o Congresso está em linha com a explosão de avaliação negativa de um e a melhora na percepção dos investidores em relação ao segundo.