O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, avaliou que o crescimento da economia do país é medíocre desde os anos 80. “Estamos parados”, disse.
A fala do ex-ministro aconteceu em entrevista à imprensa, na terça-feira (3) em Santos, durante o 62º Congresso Estadual de Municípios.
Ao ser questionado sobre o diagnóstico do Brasil hoje, Ciro avaliou: “O Brasil, desde os anos 80, cresce 2% ao ano. Na medida que a população também cresce quase esse mesmo percentual (1,7%), estamos parados. Isso explica quase 34 milhões de pessoas na informalidade, correndo do rapa, tentando levar algum para casa honestamente. Temos 13,1 milhões de pessoas desempregadas. O desdobramento, quase inevitável disso, é que o Brasil anotou, nos últimos 12 meses, 64,7 mil homicídios. Uma selva que está matando jovens, negros e pobres nas periferias do país afora”.
Ciro afirmou que “as bombas têm que ser desarmadas para que as demandas nas área de saúde, educação, segurança e combate à corrupção possam ser atendidas com seriedade”.