“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental”, destacou o deputado
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a hora é união de forças para que vidas sejam salvas. Maia se referiu ao colapso do Sistema de Saúde no Amazonas, principalmente em Manaus, com as pessoas morrendo por falta de oxigênio, e culpou o negacionismo do governo pela crise.
“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental”, destacou o deputado. Ele propôs que o Congresso volte imediatamente do recesso, diante do agravamento da situação da pandemia. “Como defendi em dezembro com outros parlamentares, acho que o Congresso deveria retomar suas atividades na semana que vem”.
Para o deputado Rodrigo Maia, “a falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com estados e municípios são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”.
No momento apenas um voo por dia começou a ser feito pela Força Aérea Brasileira para o transporte de oxigênio para o estado. O país dispõe de poucos aviões com capacidade para fazer esse tipo de transporte. Até quinta-feira (14) nenhum deles estava disponível. Só na noite da quinta é que o primeiro voo foi feito. Pacientes mais graves estão sendo retirados por aviões da FAB e levados para outras regiões.
Os estados estão recebendo pacientes que estão sendo transferidos por falta de leitos em Manaus. O Maranhão e outros estados ofereceram ajuda ao Amazonas e já começaram a receber paciente do Amazonas. A Venezuela ofereceu para ajudar no transporte de oxigênio e o governo brasileiro informou que pediu ajuda ao governo dos Estados Unidos mas, até agora não recebeu nenhuma resposta.