Crise no União Brasil: incêndios, BO, roubo e pedidos de afastamento do presidente da sigla

Luciano Bivar e Antonio Rueda. Foto: Reprodução - TV Band

O atual presidente do União Brasil, Luciano Bivar, poderá ser retirado antecipadamente do cargo após ameaças contra Antonio Rueda, seu adversário que venceu as eleições internas pela sucessão, e incêndio de casas em Pernambuco.

O partido, nascido da fusão entre o Democratas e o Partido Social Liberal (PSL), tem uma bancada de 59 deputados federais e 8 senadores. Em 2024, seu fundo partidário será de R$ 517 milhões.

Rueda venceu as eleições para a Presidência do partido no dia 29 de fevereiro. Desde então, a briga tem se acirrado e tomado tons violentos.

Na segunda-feira (11), as casas de Antonio Rueda e sua irmã na Praia do Toquinho, no sul de Pernambuco, pegaram fogo. A polícia vê indícios de que o incêndio foi criminoso.

Incêndio numa das casas de Rueda no litoral de Pernambuco. Foto: Reprodução – WhatsApp

Internamente, a culpa recai sobre Luciano Bivar, que diz que isso é “factóide”. Bivar chama Rueda de “covarde” e disse ter “graves denúncias” contra ele, mas sem mostrar provas.

Bivar também responde por uma ameaça contra a filha de 11 anos de Antonio Rueda, feita em uma ligação telefônica que foi gravada. Rueda tirou sua família do Brasil.

Rueda foi à Polícia Civil de Pernambuco para relatar que tem sofrido ameaças de morte desde quando anunciou que se candidataria à Presidência do União Brasil.

O mandato de Bivar se encerra no dia 31 de maio, mas os dirigentes do partido poderão se reunir nos próximos dias para afastá-lo de maneira provisória. O g1 apurou que já há maioria na cúpula pelo afastamento.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, filiado ao União Brasil, deu declarações acusando diretamente Luciano Bivar de ter causado o incêndio na casa de Antonio Rueda.

“É crime político. Coisa de facínora, de psicopata”, falou Caiado.

O governador disse que o Congresso Nacional será acionado para que Bivar, que é deputado federal por Pernambuco, seja cassado.

Luciano Bivar reclamou que “tudo é ilação. Tudo é ilação, é mais um factoide, tá certo? São ilações”.

“Por exemplo, a mulher do presidente [Rueda] foi no meu apartamento e roubou meu cofre. Essas coisas também. Foi ao meu apartamento, eu cedi confiantemente um segredo e ela roubou todo o dinheiro. Eu tinha um valor significativo”, afirmou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *