Após criar a subsecretaria de Saúde Complementar e lá situar o ex-diretor do Hospital Salgado Filho, João Berchmans, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB), exonerou no último dia 18 a subsecretária de Atenção Primária, Cláudia Nastari. E então, nomeou no lugar Paula Travassos, ex-coordenadora da Viva Rio Saúde, OS que administra 66 unidades de saúde da capital fluminense.
O seu sub-secretário da Saúde, que tem a função de se relcionar com as OS, João Berchmans , já foi funcionário da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Essa OS presta serviços para a prefeitura do Rio desde 2010. E já firmou contratos com a SMS no valor de R$ 3,2 bilhões dos quais R$ 2,4 bilhões já foram pagos, segundo o Rio Transparente.
Os dois também foram pessoas de confiança do ex-secretário da pasta Daniel Soranz, um dos homens de ouro do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Algo que deixa a situação ainda mais curiosa é João Berchmans apagar a sua conta no perfil do Facebook, onde na foto principal, posava ao lado de sua mulher, Nathaly Cazarotto, sócia de uma empresa que fornece próteses para hospitais da prefeitura, inclusive para o Salgado Filho, do qual Berchmans era diretor até o ano passado.