CTB, UNE e Cobap homenageiam Sérgio Rubens

Sérgio Rubens visitou a sede da CTB no mês de outubro - Foto: Divulgação/CTB

Entidades do movimento sindical, estudantil e social lamentaram a morte de Sérgio Rubens Torres ocorrida no último domingo. Para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), expressou “sua solidariedade a todos os amigos, amigas, companheiros, companheiras e camaradas deste grande revolucionário”.

Em nota assinada pelo presidente da CTB, Adilson Araújo, a central destaca a ligação de Sérgio com a cultura nacional e popular, em especial a arte cinematográfica, e relembra a visita que o dirigente realizou à sede da Central para discutir a realização de um cine-clube focado em filmes revolucionários, ligados à história do movimento operário mundial.

“Ele enxergava corretamente no cinema um poderoso instrumento de conscientização da classe trabalhadora e preparou diligentemente uma lista de filmes que podem servir a este propósito. Tinha uma reunião agendada com a secretária de Formação e Cultura, Eremi Fátima da Silva Melo, e a secretária adjunta da pasta, Marcia Almeida Machado, para discutir o tema na próxima quarta-feira (8)”, relembra a CTB.

“Em memória deste revolucionário a CTB pretende concretizar o CineClube por ele idealizado. Será um espaço de interação e reflexão conforme sugeriu e também uma homenagem a esse grande lutador da pátria e do povo brasileiro. Serão exibidos na sede da CTB todos os filmes listados por Sérgio Rubens”, destacou Adilson Araújo.

A presidenta da UNE, Bruna Brelaz, também prestou solidariedade ao líder político.

“Lamentamos muito a morte de Sérgio Rubens de Araújo Torres, vice-presidente nacional do @PCdoB_Oficial. Grande liderança, revolucionário e marxista, teve uma trajetória brilhante de muito compromisso e dedicação ao nosso país. Solidariedade a sua família”, disse Bruna em seu perfil no Twitter.

A Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), destacou que Sérgio “dedicou sua vida à construção de justiça e dignidade para o povo brasileiro”.

“Liderança de atuação histórica na luta pela democracia, Sérgio dedicou sua vida à construção de justiça e dignidade para o povo brasileiro. Entre os companheiros dos partidos, era reconhecido por sua coragem, dedicação e integridade”, destaca a entidade nacional.

“A COBAP presta condolências aos amigos e familiares pela irreparável perda de Sérgio Rubens. Nossos mais sinceros sentimentos!”, pontua.

Marco Antonio V. dos Santos, do Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho – CeCAC,  lamentou a partida de Sérgio.

“É com pesar que nós, que convivemos durante um período da militância com Sergio Rubens, recebemos a notícia de seu falecimento. Destacado e corajoso dirigente comunista na luta contra a ditadura militar e com papel decisivo na reconstrução  do MR8, depois do Pleno realizado no Chile em 1972. Sua integridade, espírito crítico e simplicidade foram também uma marca de sua trajetória. Nossos sentimentos aos familiares e aos seus companheiros”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *