O líder da bancada do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), afirmou que a “reforma da Previdência vai impedir a retomada do crescimento econômico”.
Para o parlamentar, “o equilíbrio das contas através do corte na Previdência é um pressuposto falso porque se o governo corta esse gasto com os benefícios, ele reduz o nível da atividade econômica”.
Na semana passada, também pelas redes sociais, o líder do PCdoB protestou contra a reforma da Previdência que “maltrata os mais pobres, tira direitos de quem mais precisa e não dá nenhuma perspectiva de crescimento para o país”. “Estamos na luta em defesa dos direitos do trabalhador, contra esta reforma absurda”, afirmou.
“Seguiremos lutando em defesa dos direitos do povo! Essa reforma não é a que precisamos, pois ela só rouba os direitos do povo e nada tem a oferecer para o desenvolvimento do país”.
Daniel Almeida também se posicionou contra o anúncio do governo de apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para implantar o sistema de capitalização.
“Enquanto Bolsonaro causa polêmica com assuntos rasos, seu governo segue na surdina propondo ações para prejudicar o trabalhador”, disse o parlamentar.
“O projeto de capitalização da Previdência propõe que cada trabalhador seria responsável pela sua própria poupança, isentando o governo da responsabilidade da contribuição nessa poupança, como é atualmente”.
“De acordo com o economista e ex-professor da UnB, Bruno Moretti, o modelo de capitalização não garante a aposentadoria, pois se baseia em uma conta particular onde o trabalhador investe sozinho, sem aportes de outros atores, como acontece hoje”, declarou Daniel Almeida.