As manifestações bolsonaristas para fechar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) são uma ameaça à democracia para 68% dos brasileiros consultados pelo Datafolha. 29% não vêem perigo e 3% não sabem.
Atos contra o STF e o Congresso ameaçam a democracia:
Bolsonaro participou de vários atos desses e os estimulou. No dia 19 de abril, em frente ao QG do Exército, ele discursou para os manifestantes: “Eu estou aqui porque acredito em vocês. Vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. Nós não queremos negociar nada”.
Num desses atos continha um faixa pedindo “intervenção militar com Bolsonaro”.
Para 81% dos entrevistados, espalhar notícias falsas (fake news) contra políticos do Congresso e ministros do STF é um risco a democracia. Somente 17% não vêem risco nenhum e 3% preferiram não opinar.
Sobre os posts feitos nas redes sociais pedindo a intervenção nos Poderes, 66% são contra, 31% não acham que sejam um problema e 3% não opinaram.
Posts golpistas nas redes nas redes sociais:
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas de 23 a 24 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O levantamento foi publicado nesta segunda-feira (20).
A pesquisa ainda perguntou sobre outros temas, como tortura e direitos humanos.
79% reprovam tortura e acreditam que nunca pode ser praticada, mesmo se for a única forma de obter provas e punir criminosos. 17% acham que a tortura pode ser praticada se for a única forma de obter provas e punir criminosos.
65% consideram que os direitos humanos devem valer para todos, inclusive para criminosos. 32% acham que direitos humanos não devem valer para criminosos.
Para 84%, os movimentos sociais precisam respeitar a lei e a ordem para reivindicar seus direitos. 14% acreditam que movimentos sociais podem ir contra a lei e a ordem para reivindicar seus direitos.