Pesquisa Datafolha/CBN sobre as intenções de votos na eleição para o governo de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 47% das intenções de votos no cenário estimulado, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 35%.
O levantamento também testou os nomes do vereador do Recife Eduardo Moura (Novo) e do ex-vereador e pré-candidato ao governo estadual Ivan Moraes (Psol). No cenário estimulado, Eduardo tem 5% e Ivan Moraes pontua com 1%.
Os votos brancos e nulos representaram 10% dos entrevistados pela pesquisa no cenário estimulado. Outros 2% não souberam ou não responderam nesta mesma simulação.
A pesquisa também levantou o cenário espontâneo. Nele, a governadora Raquel Lyra soma 24% contra 18% de João Campos. No espontâneo, brancos e nulos somaram 11%, enquanto os que não souberam ou não responderam foram 39%.
LULA LIDERA COM FOLGA
A pesquisa Datafolha também testou cenários presidenciais no Estado. A análise aponta que o presidente Lula (PT) venceria em Pernambuco com ampla vantagem tanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto o senador Flávio Bolsonaro (PL).
No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 55% das intenções de voto. Tarcísio de Freitas, considerado um dos principais nomes da direita para a sucessão, registra apenas 14% em Pernambuco. Correm por fora Ratinho Junior (5%), Renan Santos (3%) e Romeu Zema (2%). O número de brancos e nulos é alto neste recorte: 18%.
O cenário muda ligeiramente quando o adversário principal carrega o sobrenome Bolsonaro. Contra o senador Flávio Bolsonaro, Lula marca 54%, mas o oponente sobe para 25%, capturando uma fatia maior do eleitorado conservador do que o governador paulista. Neste desenho, brancos e nulos caem para 12%.
2º TURNO
Em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Lula venceria por 58% a 29%. Houve uma oscilação dentro da margem de erro em relação à pesquisa de outubro de 2025: Lula caiu um ponto e Tarcísio subiu um.
Já no confronto direto contra o filho do ex-presidente, testado pela primeira vez, o placar seria de 59% a 31% a favor do petista.
O Datafolha ouviu 1.022 eleitores em Pernambuco entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE: PE-09595/2026 e BR-06559/2026.











