
A pesquisa Datafolha aponta que o ex-presidente Lula (PT) situa-se no primeiro lugar das intenções de voto entre os jovens e adolescentes moradores de 12 capitais, com 51%, enquanto Jair Bolsonaro tem apenas 20%, sendo líder na rejeição.
O resultado, divulgado nesta quarta-feira (27), é uma parte da pesquisa eleitoral global do Datafolha que será publicada na quinta-feira.
Em terceiro lugar entre os jovens de 16 a 29 anos aparece Ciro Gomes (PDT), com 12%, seguido por André Janones (Avante), com 2%, e Simone Tebet (MDB), com 1%.
Também atingiram 1 ponto os candidatos Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB). Os demais não pontuaram.
Em relação à pesquisa Datafolha de junho, Bolsonaro foi o que mais perdeu votos, com quatro pontos a menos. Lula perdeu três pontos, enquanto Ciro ganhou dois. Os jovens de 16 a 29 anos representam 15% da população brasileira.
Entre as mulheres jovens, a distância de Lula para Bolsonaro é ainda maior.
O ex-presidente tem 58% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro caiu para 16% e Ciro para 10%. No caso dos homens, Lula tem 44%, Bolsonaro 24% e Ciro 14%.
No caso de segundo turno, Lula teria, hoje, 61% dos votos entre os jovens, contra 27% de Bolsonaro.
Jair Bolsonaro também é o mais rejeitado nessa parcela da população. 67% dos jovens disseram que não votariam em hipótese alguma em Bolsonaro e 55% avaliam seu governo como ruim ou péssimo.
32% dos entrevistados não votariam em Lula e 22% não dariam o voto a Ciro.
A pesquisa ouviu, entre os dias 20 e 21 de julho, 935 eleitores nas 12 maiores capitais do Brasil, sendo elas São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.