Pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (27/10), véspera do segundo turno das eleições, mostra Márcio França (PSB) na frente de João Doria (PSDB) para o governo de São Paulo.
França já vinha crescendo e Doria vinha caindo nas duas pesquisas anteriores, e, agora, o governador aparece com 51% das intenções dos votos válidos contra 49% do candidato do PSDB.
Na pesquisa anterior do Datafolha (25/10), Doria tinha 52% e França, 48%.
Em dois dias, segundo a aferição do Datafolha, Márcio França subiu três pontos percentuais nas preferências e João Doria caiu três pontos.
Nos votos totais, onde são computados os eleitores indecisos, votos em branco e nulos, Márcio França está com 43% das intenções de votos e João Doria aparece com 42%.
Dois dias antes, o resultado era o inverso (Doria tinha 43% e França tinha 42%).
Portanto, em votos totais, Márcio França avançou um ponto e Doria recuou um ponto.
Nove por cento dos pesquisados responderam que sua intenção é votar nulo ou branco. Sete por cento não decidiram ainda em quem vão votar.
Porém, 13% daqueles que responderam que têm a intenção de votar nulo ou branco também responderam que essa decisão pode mudar.
O Datafolha perguntou qual candidato se saiu melhor no debate da TV Globo, na noite do dia 25. 45% avaliaram que Márcio França foi melhor, contra 38% que acharam João Doria melhor. 5% avaliaram que ambos foram bem. 6% avaliaram que nenhum foi bem. 7% não souberam responder.
A pesquisa do Datafolha foi feita de 26 a 27 de outubro. Ela ouviu 5.093 eleitores em 73 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança – isto é, a probabilidade de que a pesquisa esteja certa – é de 95%, considerada a margem de erro.
IBOPE
O Ibope, também no sábado, divulgou sua terceira pesquisa sobre o segundo turno em São Paulo. Os dois candidatos aparecem empatados, com 50%, em votos válidos.
Na pesquisa anterior (23/10) do mesmo instituto, Márcio França tinha 47% das preferências e João Doria tinha 53%.
Houve, portanto, em quatro dias, um aumento de três pontos percentuais nas preferências por Márcio França e uma queda, também de três pontos, naquelas de João Doria.
Em votos totais (considerados os nulos, brancos e indecisos), Márcio França superou João Doria por um ponto (43% a 42%).
Na pesquisa anterior do Ibope, Doria estava com 46% e Márcio França estava com 41%.
O que significa que, em votos totais, Márcio França subiu dois pontos percentuais e João Doria caiu quatro pontos.
Dez por cento dos consultados declararam que pretendem votar nulo ou em branco e 5% disseram que ainda não sabem em quem votarão.
O Ibope entrevistou 2002 eleitores no mesmo período que o Datafolha. A margem de erro e o nível de confiança são os mesmos.