
Mais de 3 milhões de propostas de cidadãos da China foram apresentadas para o debate do Plano de governo para próximos cinco anos, de 2026 a 2030. A plataforma digital que permite essa participação é disponível para todos e registra uma média de 700 milhões de acessos diários
O presidente chinês, Xi Jinping, destacou a importância de estudar e incorporar as opiniões da população, enviadas online, para a formulação do 15º Plano Quinquenal, que traçará o curso do país de 2026 a 2030.
A declaração instruindo o governo e o Partido a “investigar ampla e profundamente as condições do povo, ouvir as vozes populares e reunir a sabedoria das massas para consolidar uma poderosa força conjunta que impulsione a modernização no estilo chinês e concretizar continuamente os anseios do povo por uma vida melhor”, foi feita após uma campanha virtual que recebeu mais de 3.113.000 sugestões da população, entre os dias 20 de maio e 20 de junho. O número é três vezes maior que as sugestões feitas para o plano quinquenal anterior, marcando o aumento da participação popular na definição da política governamental.
O aplicativo “Estudo para o Fortalecimento da Nação” também foi uma das ferramentas utilizadas pelos cidadãos chineses para enviar suas sugestões. A plataforma foi criada em 2019 e reúne um acervo significativo de conteúdo gratuito, incluindo periódicos, clássicos antigos, música, filmes e livros, além de cursos online para membros do Partido, funcionários públicos e o público em geral. No ano passado, a plataforma contava com 345 milhões de usuários registrados e uma média de 700 milhões de acessos diários.
Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, descreveu a campanha como um exemplo da “democracia popular em todo o processo”.
PLANOS QUINQUENAIS E AS PRIORIDADES NACIONAIS
Originados com a fundação da República Popular da China em 1949, os planos quinquenais estabelecem as prioridades nacionais, particularmente em áreas como crescimento econômico, desenvolvimento industrial, educação e desenvolvimento social, e servem como diretrizes vinculativas para todos os governos locais, provinciais e regionais, traçando os objetivos estabelecidos pelo partido para os próximos cinco anos. 2025 é o último ano do 14º plano.
O 15º Plano Quinquenal, que cobrirá o período de 2026 a 2030, deverá se concentrar em melhorar a resiliência econômica, impulsionando as capacidades tecnológicas e de inovação da China, e será aprovado durante o plenário do Comitê Central do PCC, previsto para ocorrer no outono, ou seja, entre setembro e novembro próximos.
Observando que o público apresentou muitas opiniões e sugestões valiosas, Xi insistiu junto aos departamentos relevantes para que as estudem e as integrem cuidadosamente ao plano, que teve participação ativa e ampla cobertura, servindo como um exemplo vívido da democracia popular em todo o processo.