A democracia é considerada o regime mais adequado para o país por 75% dos brasileiros, aponta pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 23 e 24 de junho.
Em dezembro, o índice era de 62%.
A pesquisa registra que 10% da população considera a ditadura aceitável em algumas ocasiões. No levantamento anterior, esse percentual era de 12%. Os que entendem que tanto faz o regime passaram de 22% em dezembro para 12% agora.
Desde que o Datafolha começou perguntar à população sobre o tema, em 1989, esse é o patamar mais alto de apoio à democracia.
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas por telefone. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Entre os que avaliam o governo de Bolsonaro como ótimo ou bom, a democracia é citada como melhor regime por 68%. Nessa faixa de eleitores também é identificado um apoio à ditadura um pouco maior, de 15%.
Portanto, Bolsonaro e alguns dos seus aliados estão na contramão até mesmo da maioria dos próprios apoiadores ao instigarem atos contra a democracia e fazerem apologia Ato Institucional número 5 (AI-5), da tortura, do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o Datafolha, o mais baixo percentual de apoio da população à democracia ocorreu em fevereiro de 1992, antes do impeachment do então presidente Fernando Collor. Na ocasião, o índice era de apenas 42%. Em setembro daquele ano, quando Collor já havia sido afastado do cargo, foi registrado um recorde de preferência pela ditadura, com 23% dos brasileiros defendendo essa posição.