Após quase 30 anos de governos republicanos,, Eileen Higgins se tornará a primeira prefeita democrata de Miami ao derrotar Emilio T. González, candidato apoiado por Donald Trump, na corrida pela liderança do reduto republicano nos Estados Unidos.
Além de ser a primeira democrata a conquistar a prefeitura de Miami desde 1997, Higgins também é a primeira mulher eleita para o cargo.
A vitória se soma a uma sequência de triunfos eleitorais dos democratas no último mês. Recentemente, o partido venceu as disputas para os governos da Virgínia e de Nova Jersey, além da prefeitura de Nova York. A série de êxitos dos democratas é amplamente interpretada como uma rejeição ao governo Trump.
“Juntos, viramos a página de anos de caos e corrupção e abrimos as portas para uma nova era em nossa cidade, um tempo definido por uma liderança ética e responsável que traz resultados reais para as pessoas”, disse Higgins em um comunicado, de acordo com relatos da mídia.
“Estamos enfrentando uma retórica de autoridades eleitas que é desumanizadora e cruel, especialmente contra as populações imigrantes. Os moradores de Miami estão prontos para acabar com isso”, declarou a nova prefeita.
FOCADA EM QUESTÕES LIGADAS À QUALIDADE DE VIDA
Higgins se apresentou como alguém muito focada em questões relacionadas com a qualidade de vida, como a construção de moradias mais acessíveis, a reforma do sistema de licenças médicas e a melhoria da infraestrutura urbana, e mencionou sua atuação na Comissão do Condado de Miami-Dade e seu trabalho anterior como diretora do Corpo da Paz em Belize.
A democrata também se opôs ao Partido Republicano nacional e a González, insistindo na questão da imigração e das deportações em massa da administração Trump, da retirada das proteções aos imigrantes pelo governo, o que afeta grandes comunidades latinas na cidade.
González foi diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos durante o governo do presidente George W. Bush e fez parte da equipe de transição de segurança nacional de Trump.
Com uma grande população latina, a política de Miami tem sido dominada por republicanos de ascendência desse região durante grande parte das últimas três décadas, que detêm o poder desde 2009 (um independente foi prefeito entre 2001 e 2009). Trump interveio na disputa, na esperança de unir os republicanos em torno de González. Republicanos destacados da Flórida, como o governador Ron DeSantis, o senador Rick Scott e a deputada María Elvira Salazar, também buscaram promover o candidato desse partido.
As vitórias nos governos estaduais da Virgínia e de Nova Jersey, e do novo prefeito de Nova Iorque, Zohran Mamdani, no mês passado, fortaleceram os democratas e podem servir como um termômetro para as eleições legislativas de meio de mandato, em novembro do ano que vem.











