O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, 64, foi infectado pelo coronavírus.
Ele esteve com Jair Bolsonaro, que também está com o vírus, no dia 3 de junho.
Skaf está internado no Hospital Sírio Libanês com “pneumonia leve”.
Skaf informou que ele fez os testes molecular (RT-PCR) e sorológico, o teste rápido, na sexta-feira (11), e que ambos deram negativo.
Na segunda-feira (13), “sentiu-se indisposto, teve febre e teve a indicação de refazer os exames”, afirmou em nota à imprensa.
“Havia realizado testes molecular e sorológico na sexta-feira (11), e ambos haviam dado negativo. Na segunda-feira (13), à noite, porém, sentiu-se indisposto, teve febre e teve a indicação de refazer os exames.”
“Por orientação médica, permanece internado no Hospital Sírio Libanês, por apresentar pneumonia leve. Ele está sendo acompanhado pelos médicos José Medina e David Uip e Roberto Kalil Filho”.
O Hospital também emitiu uma nota. “O empresário Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp, deu entrada hoje no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com diagnóstico confirmado de Covid-19. O paciente se encontra bem, internado em Unidade de Tratamento Clínico. Até o momento, não há previsão de alta”.
No dia 3 de junho, Skaf esteve com Bolsonaro em um almoço com empresários e ministros.
Quatro dias depois, no dia 7, Jair Bolsonaro informou que teve febre e seu teste para coronavírus deu positivo. Paulo Skaf disse que entrou em quarentena assim que soube da infecção de Bolsonaro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pessoa pode começar a transmitir o vírus para outras que teve contato seis dias antes de desenvolver sintomas.
Na semana anterior ao teste positivo, Jair Bolsonaro participou de uma comemoração na embaixada dos Estados Unidos da independência do país. Junto com ministros e com membros da embaixada, teve um dia de festa sem usar máscara.