
O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS), durante uma transmissão ao vivo realizada no seu perfil do Instagram nesta terça-feira (7), comparando a Bahia ao Haiti, além de dizer que o estado brasileiro é “sujo e pichado”. O parlamentar, que se identifica como conservador e antipetista, fez a fala preconceituosa após criticar o Nordeste pela votação expressiva em Lula (PT) na disputa presidencial.
“A gente [ele e a esposa] teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é [turístico]. Então a vida é muito diferente Deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS) Marcon, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda disse que a pobreza no Nordeste é causada por políticos para angariar votos. “Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente. O interesse desses políticos é que continue ruim”.
O deputado federal foi criticado no Twitter após o trecho preconceituoso viralizar nas redes sociais. “Faz uma visitinha no centro de São Paulo, faz”, disse uma usuária. “Como se os eleitores das regiões Sudeste e Sul soubessem votar”, disse outro.
A assessoria de imprensa do deputado disse que a comparação entre Haiti e Bahia diz respeito apenas ao “baixo nível de desenvolvimento socioeconômico de ambos, e nada mais”.
Essa não é a primeira vez que tentam relacionar uma suposta ignorância política no Nordeste ao apoio da região ao governo Lula. Após o primeiro turno no ano passado, o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro citou o analfabetismo no Nordeste para tentar explicar a derrota sofrida para o petista na região.
“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, disse, na ocasião. O mandatário culpou as gestões petistas na região pelos baixos índices de desenvolvimento.
“Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva ao desemprego, leva à falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”, disse Bolsonaro.
VISÃO DETURPADA
O Nordeste, na realidade, vem dando bons exemplos da educação ao Brasil, seja no ensino fundamental, médio ou superior. “No caso do Brasil atual, o Nordeste é farol da educação pública. Os exemplos de Pernambuco no ensino médio; do Ceará na alfabetização e ensino fundamental 1 e 2; as experiências de Teresina (PI) e Coruripe (AL) têm sido replicadas no Brasil”, afirmou Priscila Cruz, presidente-executiva da ONG Todos pela Educação.
Para ela, os estados de outras regiões hoje se espelham nas experiências nordestinas para alcançar melhores resultados do ensino público. Eles estão olhando e aprendendo como fazer gestão educacional para melhores resultados com o Nordeste. O caso do Ceará, especificamente, é referência internacional, tem publicações e organizações que o estudam. Isso agora também com Pernambuco.