Parlamentares aliados de Onyx Lorenzoni (DEM), chefe da Casa Civil, criticaram o esvaziamento da pasta por Bolsonaro e acham que o melhor é ele deixar o cargo.
O mais recente ato de Bolsonaro contra Onyx, que está de férias, aconteceu na manhã da quinta-feira (30) quando ele anunciou a transferência do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) da Casa Civil para a Economia.
Para o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), a Casa Civil “virou um ministério completamente esvaziado e claramente é um gesto de desprestígio do ministro Onyx, eu não sei qual a motivação disso, mas não há dúvida que o esvaziamento é um sinal de desprestígio do ministro”.
Em junho de 2019, Bolsonaro tirou das mãos do ex-deputado federal Onyx Lorenzoni a articulação política dentro do Congresso Nacional. A tarefa passou para a Secretaria do Governo, chefiada pelo general Luiz Eduardo Ramos.
Recentemente Bolsonaro tirou o secretário-executivo de Onyx na Casa Civil, Vicente Santini, a pretexto deste ter voado em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até a Índia para se juntar à comitiva presidencial, e colocou-o em uma secretaria especial no Ministério. Dada a repercussão negativa, Bolsonaro decidiu tirá-lo do governo.
Bolsonaro também demitiu Fernando Moura, que assumiu o lugar de Vicente como secretário-executivo, e nomeou Antônio José Barreto de Araújo Júnior. Fontes informaram que Bolsonaro está pensando em exonerar outros assessores de Onyx.
“Minha primeira impressão é que talvez seja o caso de extinguir a Casa Civil porque não sei se sobrou alguma atribuição dela”, completou o deputado Marcelo Ramos.
Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade e deputado federal por São Paulo, disse que “a Casa Civil vem sendo esvaziada desde o início. Tinha o poder e depois perdeu todo o poder e agora é um ministro que ninguém nem olha mais porque não existe mais, mantém lá só para dizer que mantém”.
“Acho que o Onyx depois de tantas perdas de poder já devia ter saído do governo, é melhor para ele”, declarou o deputado ao Congresso em Foco.
Onyx viajou aos Estados Unidos de férias, desde o dia 18, e publicou nas redes sociais uma foto do guru de Bolsonaro o astrólogo Olavo de Carvalho.
Relacionada: